Sociedade Filarmónica União Artística Piedense.

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Sociedade Filarmónica União Artística Piedense.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Subfundo   Subfundo

Código de referência

PT/AHALM/CCA-003

Tipo de título

Formal

Título

Sociedade Filarmónica União Artística Piedense.

Datas de produção

1870  a  2016-12-21 

Dimensão e suporte

79 caixas (43 livros; 1 álbum; 882 maços, com 20811 documentos); papel e papel fotográfico.

Extensões

79 Caixas
43 Livros
1 Álbum
882 Maços
20811 Outros

História administrativa/biográfica/familiar

A Sociedade Filarmónica União Piedense foi fundada, em 23 de Outubro de 1889, na Cova da Piedade, Concelho de Almada, com o principal objetivo de formar uma Banda Filarmónica, tendo posteriormente, iniciado outras atividades complementares. Foram seus fundadores: Domingos da Saúde, Daniel Andrade, José António Gomes, António Pais Padrão, Manuel Tavares, António Xavier de Araújo, Carlos Ayrens, António Pedroso, Francisco Caramelo e Artur Ferreira Paiva.A sua primeira sede, instalada no sul do Jardim Público, da Cova da Piedade, na chamada "Casa do Freitas", foi inaugurada ainda, no ano de 1889. Por volta de 1890, a sociedade fundou o "Theatro Almeida Garrett", também conhecido por "Theatrinho na Cova da Piedade". Posteriormente, foi criada uma escola primária (na antiga Cardosa do Caramujo, atual rua Tenente Valadim), com aulas diurnas, para as crianças, na sua maioria filhos de operários corticeiros, e noturnas, para adultos.Atualmente, a Sociedade rege-se pelos estatutos aprovados pela Assembleia Geral, em 20 de Maio de 2004, e pelo regulamento geral aprovado, em 28 de Maio de 2004. Segundo os estatutos, a Sociedade tem como principal objetivo promover e desenvolver atividades amadoras de carácter recreativo, desportivo e cultural e a formação dos seus sócios e do povo em geral.A Sociedade é uma coletividade de referência na cultura e no desporto do concelho de Almada, promovendo atividades culturais e recreativas, através da manutenção da Biblioteca da Coletividade, uma Banda e de uma Escola de Música, bem, assim como, promovendo atividade de animação teatral, desportivas e campistas. A Sociedade é composta por um número ilimitado de sócios, nas categorias de efetivo, auxiliar, familiar, de mérito, benemérito e honorário. Os órgãos sociais são compostos pela Assembleia Geral, a Direção e o Conselho Fiscal, eleitos para um período de três anos, sendo elegíveis os sócios efetivos no pleno gozo dos seus direitos estatutários que não exercem cargos ou funções remuneradas pela Coletividade. Para o triénio 2017/2019 foram eleitos os seguintes membros dos órgãos sociais:- Mesa da Assembleia Geral, como presidente Mário José d´Araújo, vice-presidente Domingos Luís de Almeida Torgal; e secretários Mário Fernando Araújo e Manuel Alberto Santos;- Conselho Fiscal, como presidente Carlos Revés, secretário António Barrisco Júnior, relator José Silva;- Direção, como presidente Luís Manuel Delgado Gonçalves, vice-presidentes Ana Maria Santos, Joaquim Marreiros, Miguel dos Reis, Nuno Painço; secretário Natália Pinto, tesoureiros Domingos Caeiro Silva Mota e Eduardo Correia; foram também eleitos os seguintes diretores: João Gato, Gonçalo Ribeiro, Olavo Cruz, Filipe Esperança, José Cândido, João Silva, Eduardo Pedro; e Delegado da Lista, Augusto Flor.

História custodial e arquivística

A documentação, em suporte papel, encontra-se depositada na entidade produtora.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação tratada e organizada pela empresa SHP - Consultoria Informática, Lda. A Câmara Municipal de Almada disponibiliza os registos arquivísticos e as respetivas imagens.

Âmbito e conteúdo

O Sub Fundo agrupa documentação produzida pelos órgãos sociais, no cumprimento das suas funções e pelas atividades desenvolvidas pela coletividade, destacando-se a atividade associativa (atas dos órgãos sociais, registos de presenças, tomadas de posse, regulamentos e estatutos, processos de solenidades, comemorações e homenagens); documentação relacionada com os associados (inscrições, fichas de sócios, registos em livros, registo de quotas); contabilidade (relatórios e contas, planos de atividade e orçamentos); documentação relacionada com as atividades de apoio social, cultural, recreativo, desportivo; expediente (correspondência expedida e recebida pela coletividade); e fotografias.

Sistema de organização

Na organização e classificação do acervo documental da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense seguiu-se a organização orgânico-funcional, estando dividido em onze secções, com as suas respetivas séries. Na constituição das séries recorreu-se à tipologia da documentação, sendo que, na organização da documentação, dentro das séries, primou o critério cronológico.

Idioma e escrita

Português.