Ponto de Encontro Ponto de EncontroCentro Cultural Juvenil de Santo Amaro Centro Cultural Juvenil de Santo AmaroSubscreve esta publicação Subscreve esta publicaçãoAgenda AgendaDivulga nas Notícias Divulga nas NotíciasAssociações AssociaçõesEmpreender em Almada Empreender em AlmadaOrçamento Participativo Jovem Orçamento Participativo JovemConselho Municipal da Juventude de Almada Conselho Municipal da Juventude de AlmadaInício Inícioalmada_youtube almada_youtubePAF2020_Online PAF2020_OnlineArquivo ArquivoTemas TemasP'Almada Colabora Connosco P'Almada Colabora ConnoscoCartão Almada Jovem Cartão Almada JovemRegisto Almada Jovem Registo Almada JovemRoteiro Almada Jovem Roteiro Almada JovemNotícias NotíciasRoteiro Jovem de Almada Roteiro Jovem de AlmadaDivulga na Agenda Divulga na AgendaJovens em Foco Jovens em FocoFacebook_AlmadaMinha Facebook_AlmadaMinhaA P'Almada A P'AlmadaA minha área A minha área#FicarEmCasa #FicarEmCasaProposta de Iniciativa Proposta de IniciativaJuv_jovens_em_foco Juv_jovens_em_focoContactos Contactos
Logotipo CMA
Dá a tua opinião
O que é que achas do sítio da juventude?
Muito Bom
Bom
Razoável
Mau
Horta em Casa
hortaemcasa
Ambiente
DATA: Qualquer dia
HORÁRIO: Qualquer hora
LOCAL: Em casa
Sempre sonhaste em colher a tua salada minutos antes de ir para a mesa?

Já imaginaste o quão bom poderia ser poderes colher alguns legumes mesmo antes de ires cozinhar? Ou fazer uma salada com aquilo que plantaste?
Se tens tempo livre e queres apostar num hobbie que tem tanto de saudável como de criativo, então atreve-te a tentar construir uma horta em casa. Nós prometemos que não é tão díficil como parece.


O que vais necessitar:
Terra: Seja num jardim, num canteiro ou em vasos a terra é um item essencial.
Luz: Não somos só nós que gostamos de apanhar sol, as plantas também precisam de iluminação natural para terem um bom desenvolvimento. Por isso lembra-te, escolhe um look com boa luz natural.
Água: É essencial a qualquer forma de vida e no caso das plantas a irrigação é uma parte muito importante. Tanto a quantidade de água que se usa (não pode ser pouca mas também não pode ser em excesso) como a forma com que se colocam podem ditar o futuro da tua horta.
Dedicação: Desde o primeiro dia e no decorrer de todo o processo a tua horta vai precisar da tua dedicação e da tua atenção. Para perceberes o desenvolvimento, ajustar a posição ou localização, perceber se necessitam de água ou até mesmo estar muito atento às ervas daninhas.

Por onde começar?
Primeiro escolhe o tipo de plantação

Diretamente na terra

Ideal para quem tem um quintal ou jardim com espaço, as sementes ou mudas são plantadas diretamente na terra.

Vasos
São alternativas práticas tanto para moradias como apartamentos, com várias opções de tamanhos, materiais, formatos e cores.

Embalagens recicladas

Garrafas PET, latas de refrigerante ou alimentos, caixas de leite, potes de vidro, são uma solução barata, rápida e sustentável.

Floreiras
Oferecendo bastante espaço, as floreiras são ótimas para uma horta compacta em pequenos espaços.

Caixas de madeira
Espaçosos e baratos, caixotes de madeira e paletes podem ser boas escolhas.

Horta vertical

Ideal para quem mora num apartamento, a horta vertical pode ser plantada em vasos, embalagens recicladas, estruturas de madeira e sapateiras.


Depois escolhe o que pretendes plantar, visita sites ou comércio local e descobre a variedade que existe e que se adequa à época do ano, isto facilitará todo o processo. Cada planta tem as suas próprias necessidades, pelo que deves adaptar a escolha do local ao que vais plantar. Lembra-te que deve ter uma boa iluminação, pouca humidade e estar protegida do vento.

Quando tiveres escolhido, não te esqueças de ler bem as instruções sobre o que vais plantar, para não haver risco de não se desenvolver. Não te esqueças de tratar bem da tua horta, regá-la, dar-lhe sol e ter muita paciência. Depois aproveita os teus próprios vegetais e transforma-te no Chef mais saudável da tua casa.

ORGANIZAÇÃO
Fórum Estudante
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Motivação e material necessário
INFORMAÇÕES