Prevencao_maus_tratos_infancia_200
Intervenção social

Ao longo do mês de abril estão previstas várias iniciativas que pretendem envolver a comunidade na prevenção, deteção e intervenção precoce nas situações de maus tratos na infância. Porque todas as crianças merecem crescer seguras e amadas. Esteja atento aos sinais.

Abril é o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Para sensibilizar e alertar para esta problemática, estão a decorrer várias iniciativas no concelho de Almada, organizadas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Almada, com o apoio da Câmara Municipal de Almada.
 
Ao longo do mês, as instalações da CPCJ de Almada serão iluminadas à noite com a cor azul. Todas as semanas serão divulgados vídeos com os representantes na CPCJ Almada publicados no facebook da CPCJ de Almada.
 
Serão também dinamizadas conversas online, onde poderá ouvir as opiniões de crianças das escolas e IPSS do território da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade Pragal e Cacilhas (UFACPPC) sobre os seus direitos fundamentais, e vão ser expostos por vários estabelecimentos comerciais, laços azuis, enfeitados por crianças da União de Freguesias, que simbolizam o tema dos maus-tratos infantis.
 
No dia 27 de abril, as crianças e famílias do Centro Social e Paroquial Nossa Sr.ª da Conceição da Costa de Caparica e do Centro Social da Trafaria (SCMA) vão elaborar um laço azul. O Clube Náutico de Almada terá um barco com laço azul no rio Tejo.
 
No Santuário Nacional de Cristo Rei será apresentada a iniciativa os Direitos saem à Rua – Um “estendal dos direitos”, com t-shirts estilizadas por crianças que visam sensibilizar a população para a Prevenção dos Maus-Tratos Infantis (Projeto (Re)Age em Rede – CLDS 4G). Será, igualmente, realizado um Laço Azul pelo grupo de motards e haverá uma atuação dos Porbatuka. Estas iniciativas contarão com a participação da presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens Rosário Farmhouse, e da presidente da CMA, Inês de Medeiros.
 
No dia 29 de abril, o AGE em Rede CLDS 4G, no âmbito das suas atividades, dinamizará um seminário/webinário, que pretende sensibilizar a comunidade em geral (técnicos, agentes educativos, estudantes, família) para a deteção, precoce e prevenção dos maus tratos infantis, para a necessidade da manutenção do ambiente familiar coeso em prol da promoção dos direitos da criança.


12 A 30 ABRIL
DIREITOS NA MONTRA
Almada - Av. D. Nuno Alvares Pereira e Praça S. João Baptista
Cova da Piedade - Estrada Nacional 10
Pragal - R. Direita
Cacilhas - R. Cândido dos Reis
Organização: CPCJ e CLDS 4G (Re)age em Rede com o apoio da CMA
 
16 A 30 DE ABRIL
LAÇO AZUL NA FACHADA DO CHALET RIBEIRO TELLES AZUL
Organização: CPCJ e CMA
 
27 DE ABRIL
ATIVIDADE DISTRITAL: MOTARDS EM MOVIMENTO PELA PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS INFANTIS
15h: CPCJ ALMADA
17h: SANTUÁRIO NACIONAL DE CRISTO REI
Percurso: CPCJ Almada – Centro Social e Paroquial Nossa Sr.ª da Conceição da Costa de Caparica – Centro Social da Trafaria (SCMA) – Clube Náutico de Almada – Chalet Ribeiro Telles – Santuário Nacional de Cristo Rei
Organização: CPCJ – Distrito de Setúbal com apoio da CMA e articulação com os projetos CLDS 4G, Clube Náutico de Almada
 
29 DE ABRIL
9h30-13h SEMINÁRIO / WEBINÁRIO
O LAÇO QUE NOS UNE: DA PREVENÇÃO À PROTEÇÃO

Local: Online
Link para inscrições: https://forms.gle/e85Y2A212L2g1mQj6
 
Consulte aqui o programa completo do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância 2021.
 

16/04/2021