Exposição Rogério Ribeiro. A minha casa é a pintura
Exposições
9 de março a 5 de maio 2013
Horário
Terça a sexta das 10h às 18h
Sábado e domingo das 13h às 18h.
Local
Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea
"A minha casa é a pintura" é o título da exposição do Pintor Rogério Ribeiro que reúne um conjunto de pinturas e desenhos em torno do tema do Atelier. A exposição inaugura a 9 de março, às 17h30, e fica patente na Casa da Cerca até 5 de maio.
A minha casa é a pintura é o título da exposição do Pintor Rogério Ribeiro que reúne pela primeira vez um conjunto de pinturas e desenhos em torno do tema do Atelier. Embora o tema esteja transversalmente presente na sua vasta obra, a exposição apresenta uma série de trabalhos maioritariamente realizados nos finais dos anos 80 até 2008, período em que a atenção do artista nele se centrou de forma mais continuada.
  
No ano em que a Casa da Cerca comemora 20 anos de atividade, a exposição constitui uma homenagem a Rogério Ribeiro, o seu primeiro Diretor, indo ao encontro do Pintor no seu mundo de intimidade e revelação – o Atelier – e permitindo uma aproximação ao seu processo de trabalho no qual o desenho se autonomiza ou antecede a pintura ou permanece ainda visível sobre as telas inacabadas.
  
Lugar privilegiado indissociável da criação artística mas, também, de solidão e isolamento, o Atelier foi definido pelo Pintor como “o seu mais próximo universo”, um “universo ou intimidade onde se tecem as linhas do seu dizer e donde espreita e participa das «coisas» do mundo”. Aí, nessa espécie de laboratório do fazer, nessa casa dentro de casa, Rogério Ribeiro realizou inúmeros trabalhos reveladores de uma reflexão continuada sobre o seu próprio ofício, pensando a pintura dentro e a partir da própria pintura.
 
Nesse mundo que se completa por adição ou subtração do que lhe é exterior ou próximo, têm lugar privilegiado não apenas os instrumentos de trabalho (os materiais da pintura e do desenho), mas também as figuras que dão corpo e tema às suas obras (o modelo) e, ainda, a citação de outros pintores e de outras pinturas, incorporando e revisitando o que o próprio definia como o “amplo e generoso mundo da pintura”.


 
Atividade complementar - 20 de março pelas 18h
 Lançamento do catálogo da exposição e visita-conversa em torno da exposição e da obra de Rogério Ribeiro.

Visitas orientadas para escolas
Terças e quintas às 10h ou às 14h30

Oficinas criativas para escolas
 De terça a sexta às 10h ou às 14h30

Visitas orientadas aos sábados
Segundo e último sábado do mês às15h
organização
Câmara Municipal de Almada
Casa da Cerca - Centro de Arte Conteporânea
condições de participação
Entrada livre
informações
Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea
Rua da Cerca
2800 - 050 Almada
Tel.: 21 272 49 50 
Fax: 21 272 49 79
E-mail: casadacerca@cma.m-almada.pt
Site: www.m-almada.pt/casadacerca