Setas Login
Setas Agenda Setas Horários e Contactos Setas Mapa do Sítio    
Botão Bibliotecas Flickr
 
Página inicial SeparadorDestaques Separador Comunidade de Leitores "Sábados de leitura"
Comunidade de Leitores "Sábados de leitura" seta indicativa de direcção do conteúdo 
Separador

Dia: 15 de maioComunidade de leitores Sábados de leitura_g
Horário: 15h00
Local: através de plataforma digital
  
Comunidade de Leitores “Sábados de leitura”
Nesta sessão vamos falar sobre a obra “A História de Uma Serva”, de Margaret Atwood
Uma visão marcante da nossa sociedade radicalmente transformada por uma revolução teocrática. A História de Uma Serva tornou-se um dos livros mais influentes e mais lidos do nosso tempo.
Extremistas religiosos de direita derrubaram o governo norte-americano e queimaram a Constituição. A América é agora Gileade, um estado policial e fundamentalista onde as mulheres férteis, conhecidas como Servas, são obrigadas a conceber filhos para a elite estéril.
Defred é uma Serva na República de Gileade e acaba de ser transferida para a casa do enigmático Comandante e da sua ciumenta mulher. Pode ir uma vez por dia aos mercados, cujas tabuletas agora são imagens, porque as mulheres estão proibidas de ler. Tem de rezar para que o Comandante a engravide, já que, numa época de grande decréscimo do número de nascimentos, o valor de Defred reside na sua fertilidade, e o fracasso significa o exílio nas Colónias, perigosamente poluídas. Defred lembra-se de um tempo em que vivia com o marido e a filha e tinha um emprego, antes de perder tudo, incluindo o nome. Essas memórias misturam-se agora com ideias perigosas de rebelião e amor.
   
Comunidade de leitores Sábados de leitura_autorMargaret Atwood nasceu em Otava em 1939. É a mais celebrada autora canadiana e publicou mais de quarenta livros de ficção, poesia e ensaio. Recebeu diversos prémios literários ao longo da sua carreira, incluindo o Arthur C. Clarke, o Booker Prize, o Governor General’s Award e o Giller Prize. A carreira de escritora começou em 1961 com a publicação de um livro de poemas chamado “Double Perséfone”. O seu primeiro romance, “The Comible Woman”, foi publicado em 1969, revelando o seu primeiro personagem feminino forte, com uma crise existencial, infeliz com o mundo a que foi forçada a viver.
A obras de Atwood estão inseridas no género de "Ficção especulativa" ou "Ficção científica". Além de “História de uma Serva”, as suas obras mais bem conhecidas neste gênero incluem a Trilogia “MaddAddam”, com os romances “Oryx e Crake”, “The Year of the Flood” e “MaddAddam”. Estas obras relatam uma sociedade distópica num mundo pós-apocalíptico provocado por uma doença fabricada por um laboratório e lançada na humanidade sob a forma de pílula.
   
Público-alvo: Maiores de 18 anos
Lotação máxima: 20 participantes (máximo)
Marcação prévia: Davide Freitas
biblactividades@cma.m-almada.pt
212 508 210


Imprimir Voltar   Imprimir Imprimir
 
Acessibilidade | Política de Privacidade | Ficha Técnica | Sugestões/Reclamações | Perguntas Frequentes
Copyright © 2007 Almada Informa. Todos os direitos reservados.