Início InícioArquivo ArquivoTemas TemasA P'Almada A P'Almada
Newsletter P'Almada
 
Perfil
 
 
Ângela Ribeiro

A Ângela entrou no universo das artes pelas portas da dança... Mas o tempo e uma lesão na coluna fizeram-na redirecionar o seu caminho. Aceitou com tranquilidade esta mudança de rumo e encontrou uma outra forma de sentir o movimento: o teatro de marionetas.

Em 2003, voou até à Escócia para frequentar o curso “Puppet Theatre Arts” e em 2005, de volta a Portugal, reencontra-se com o ninho criativo que a acolhe na sua Almada, retomando o contato com os seus pares e ensaiando nas Casas Municipais da Juventude.

Desde aí, tem desenvolvido regularmente projetos e espetáculos de marionetas, apresentados em iniciativas municipais como a Quinzena da Juventude ou a Mostra de Teatro de Almada, dirigindo oficinas de dança criativa e ministrando aulas de educação artística.

Alguns dos seus projetos, desenvolvidos em conjunto com Catarina Pé-Curto e Ana Gouveia, com quem trabalha de perto, têm vindo a ser apresentados em nome d´“O Mundo do Espectáculo”, associação cultural com sede no concelho de Almada.

 
Perfil
O sucesso da candidatura apresentada em 2012 por esta entidade a um programa de apoio à internacionalização, promovido pela Direção Geral das Artes, representa um sinal inequívoco da qualidade e do reconhecimento do seu trabalho, tendo-lhe permitido apresentar o espetáculo de marionetas “Cais Vivo” em festivais internacionais na Tunísia e na Índia.

Mas o que mais interessa a Ângela no contacto com as marionetas é o trabalho de manipulação do movimento dos objetos.

Encontrou neste “filho do teatro” uma resposta às suas “urgências criativas” pelo facto de reunir várias linguagens artísticas, que vão da dança e do teatro às artes plásticas.

Lê a entrevista completa no tema PALAVRAS CRUZADAS e acompanha a Ângela Ribeiro em www.angela-ribeiro.blogspot.com.
 
Perfil
 
 
Guti Angel aka Espanhol

Guti-Angel é um rapper almadense, também conhecido por Espanhol no movimento hip-hop em português.

Tendo lançado o seu primeiro trabalho a solo em 2012, “Descodificando Sam The Kid”, Espanhol foi um dos mentores dos La Dupla, banda vencedora do 5º Concurso de Música Moderna de Almada em 2008, cujo lançamento dos EP´s “A Apresentação” e “A Caminho do Palco Principal” prometia torná-los num ponto de referência da nova geração do Hip-hop “tuga”.

Miguel Gutierrez acabou por concluir a edição do tão esperado álbum de La Dupla, lançando “Espanhol & Nessa” com a participação de DJ X´Acto, Gilsongee e Nuno Faria e de ilustres convidados como Romi (Terrakota), Sam The Kid, Dino (ex-Factos Reais), Chullage, Raptor, Nel´assassin, Bambino (ex-Cool Hipnoise) ou TNT (M.A.C.).

Em 2012, anunciou a despedida oficial da banda, lançando “Word Up!”, promo onde se juntam dezenas de amigos e admiradores num momento tributo que ficará na memória de muitos.

 
Perfil

Seguindo o seu caminho a solo, Espanhol acabou por ser convidado a participar numa digressão por terras norte americanas, tendo atuado em palcos de renome como os do festival “South by Southwest”, em Austin - Texas e do “Trinity Internacional Hip Hop Festival”.

No regresso, com as ideias bem preenchidas pela experiência internacional, desdobrou-se entre o lançamento e a promoção do seu projeto a solo e a representação e agenciamento de diversos projetos musicais. A P´ALMADA encontrou-se com ele na Casa Municipal da Juventude – Ponto de Encontro, em Cacilhas, cruzando palavras sobre o seu percurso artístico, a sua música, o panorama da música Hip-hop em Almada, em Portugal e no Mundo.

Lê a entrevista completa no tema PALAVRAS CRUZADAS e descobre o trabalho a solo, disponível para download gratuito em www.gutiangel.com.

Outras promos dos La Dupla: "Saudade à Nossa", "Guerrilheiros".