Improving Justice in Child Contact: Children affected by Domestic Violence (IJCC) (em português, Melhor justiça para as crianças em situações de violência doméstica – o regime de visitas) é um projeto de investigação-ação que, desde novembro de 2018 e até Janeiro de 2021, está em curso em cinco países europeus, sendo a coordenação assumida pela Universidade de Edimburgo em parceria com a Scottish Women’s Aid.
O seu principal objetivo é promover a participação de crianças e jovens nas decisões judiciais acerca dos seus direitos de contacto com os progenitores, em famílias em contexto de violência doméstica, garantindo simultaneamente os direitos das crianças e os direitos de proteção das vítimas.
Em Portugal, o projeto tem uma parceria entre a UMAR – União de Mulheres Alternativa Resposta e o CESIS - Centro de Estudos para a Intervenção Social.
No âmbito do trabalho desenvolvido a nível europeu no projeto IJCC, damos a conhecer as versões finais de dois filmes de animação, dirigidos a crianças e jovens, legendados e adaptados para o caso português, com o intuito de apoiar crianças e jovens que vivenciam situações de violência doméstica, especialmente agora que, por via do confinamento imposto devido à pandemia COVID 19, estão ainda mais isoladas.
Assiste ao Filme de Animação dirigido às Crianças AQUI.
Assiste ao Filme de Animação dirigido aos Jovens AQUI.
A UMAR no âmbito da sua participação no projeto IJCC, propôs-se a trazer a metodologia Power Up, Power Down e a criação do Grupo de Jovens Especialistas para a realidade nacional e, através da colaboração com crianças e jovens que já frequentaram e/ou frequentam ainda os seus serviços (Centro de Atendimento e Casas de Abrigo), procurar contribuir para um melhoramento do sistema de justiça na sua relação com crianças em contextos de violência doméstica.
Sabe mais sobre Projeto Investigação-Ação «Melhor justiça para as crianças em situações de violência doméstica - o regime de visitas» e a participação da UMAR no âmbito da metodologia Power Up, Power Down AQUI.