Ponto de Encontro Ponto de Encontroalmada_instagram almada_instagramP'Almada Revista P'Almada RevistaCentro Cultural Juvenil de Santo Amaro Centro Cultural Juvenil de Santo AmaroSubscreve esta publicação Subscreve esta publicaçãoAgenda AgendaDivulga nas Notícias Divulga nas NotíciasAssociações AssociaçõesEmpreender em Almada Empreender em AlmadaOrçamento Participativo Jovem Orçamento Participativo Jovemàvoltadascasas àvoltadascasasAgenda Municipal Agenda MunicipalBoletim Municipal Boletim MunicipalInício Inícioalmada_youtube almada_youtubeArquivo ArquivoTemas TemasP'Almada Colabora Connosco P'Almada Colabora ConnoscoCartão Almada Jovem Cartão Almada JovemRegisto Almada Jovem Registo Almada JovemRoteiro Almada Jovem Roteiro Almada JovemNotícias NotíciasRoteiro Jovem de Almada Roteiro Jovem de AlmadaDivulga na Agenda Divulga na AgendaJovens em Foco Jovens em FocoA P'Almada A P'AlmadaA minha área A minha áreaProposta de Iniciativa Proposta de IniciativaJuv_jovens_em_foco Juv_jovens_em_focoApoio ao Associativismo Apoio ao AssociativismoContactos Contactos
Logotipo CMA
Dá a tua opinião
O que é que achas do sítio da juventude?
Muito Bom
Bom
Razoável
Mau
André Alves
André_alves
Nome: André Alves

Área: Joalharia

Foco: Prémio Almada terra das Artes e Criatividade 2017
do Concurso Jovens Talentos 
Link: https://www.diariodaregiao.pt/2017/11/11/16214/
                                                                                                                                                         


André Alves tem 35 Anos. Desenvolveu sempre a sua atividade laboral na área da formação sócio-cultural, mas desde sempre sentiu uma enorme paixão pela forma como as joias são feitas.

É membro de uma família ligada às artes e ofícios e viu na sua situação de desempregado uma hipótese de construir o futuro nesta área.
Tirou a sua primeira formação de joalharia com a mestre filigranista Conceição Neves, no Centro de Joalharia de Lisboa - uma referência nacional. Fruto dessa formação, a filigrana juntou-se ao seu trabalho, aliando um design contemporâneo com as técnicas e apresentação da joalharia tradicional portuguesa - esta forma de fazer joalharia fez com que uma das suas peças fosse considerada uma referência do que se está a fazer de novo em Portugal.
A forma como o seu trabalho foi recebido pelos consumidores, pelos parceiros e fornecedores, assim como o reconhecimento pela Casa da Moeda, fez com que considerasse que este era o caminho a seguir.

É criada e registada então a Marca Artefactum, uma marca e uma oficina que considera ser fruto da vontade e do amor pelo artesanato e pela arte da joalharia.
Uma das peças Artefactum foi exibida pelos Campeões Nacionais de Dança de Salão no Campeonato do Mundo, e mereceu os maiores elogios - demonstrou que os valores tradicionais e culturais de um País podem valorizar a atividade artística, promovendo e divulgando o património e a historia doe Portugal, valorizando a técnica artística milenar- a filigrana.

André ganhou o Prémio Almada terra das Artes e Criatividade na Gala do Concurso Jovens Talentos em Novembro de 2017 no valor de 600 euros.