Nome: Mater Dynamics Área: Ciências e Tecnologias Links |
Equipa de alunos da FCT NOVA vence “Energia de Portugal 2015”
A equipa “Mater Dynamics”, uma start-up de alunos do Programa MIT Portugal e da FCT NOVA venceu o programa de aceleração "Energia de Portugal" (com um prémio de 20 mil euros), projecto promovido pelo jornal “Expresso” e pela EDP, onde apresentou o seu produto pela primeira vez em público.
Tiago Cunha Reis, vencedor do Prémio Almada, Terra do Empreendedorismo 2011 do Concurso Jovens Talentos – Almada Cidade Educadora, líder da “Mater Dynamics” e mentor da nova tecnologia, recorda que os QStamps podem evitar o desperdício de comida e ajudar o consumidor que vai ao supermercado com a elaboração de listas de “faltas” detetadas automaticamente na despensa no frigorífico.
Os QStamps começaram a ser desenvolvidos há dois anos, no âmbito da investigação que Tiago Cunha Reis realizou no doutoramento que está a tirar na Universidade Nova de Lisboa. A tecnologia começou por ser pensada para uso em pensos específicos para diabéticos, mas acabou por ser adaptada ao setor alimentar, abrindo caminho à participação no programa MIT Portugal e à criação da startup “Mater Dynamics”.