Ponto de Encontro Ponto de Encontroalmada_instagram almada_instagramP'Almada Revista P'Almada RevistaCentro Cultural Juvenil de Santo Amaro Centro Cultural Juvenil de Santo AmaroSubscreve esta publicação Subscreve esta publicaçãoAgenda AgendaDivulga nas Notícias Divulga nas NotíciasAssociações AssociaçõesEmpreender em Almada Empreender em AlmadaOrçamento Participativo Jovem Orçamento Participativo JovemAgenda Municipal Agenda MunicipalBoletim Municipal Boletim MunicipalInício Inícioalmada_youtube almada_youtubeConcursoJovensTalentos2019 ConcursoJovensTalentos2019Arquivo ArquivoTemas TemasP'Almada Colabora Connosco P'Almada Colabora ConnoscoCartão Almada Jovem Cartão Almada JovemRegisto Almada Jovem Registo Almada JovemRoteiro Almada Jovem Roteiro Almada JovemNotícias NotíciasRoteiro Jovem de Almada Roteiro Jovem de AlmadaDivulga na Agenda Divulga na AgendaJovens em Foco Jovens em FocoA P'Almada A P'AlmadaA minha área A minha áreaProposta de Iniciativa Proposta de IniciativaJuv_jovens_em_foco Juv_jovens_em_focoApoio ao Associativismo Apoio ao AssociativismoContactos Contactos
Logotipo CMA
Dá a tua opinião
O que é que achas do sítio da juventude?
Muito Bom
Bom
Razoável
Mau
Parque Aventura
Na Charneca da Caparica, mesmo junto às piscinas municipais, na Rua Eugénio Salvador, Quintinhas, encontras um espaço verde com mais de 23 mil metros quadrados de áreas verdes, com caminhos livres pelo meio de clareiras, zonas de prado, espaços relvados e mato natural que deixam no ar o cheiro das urzes. Inspira fundo porque estás no Parque Aventura.
 
Entra pelo acesso principal, ao lado das piscinas e segue pelos caminhos em areão agregado, pequenas pedrinhas unidas por uma espécie de betão, que tornam o espaço confortável para quem aqui circula e acessível para pessoas com mobilidade reduzida ou famílias com carrinhos de bebé.
Vais encontrar o edifício de acolhimento do Parque, todo construído em madeira. Além de disponibilizar instalações sanitárias de apoio aos visitantes, este espaço foi concebido para receber grupos de alunos, pequenas exposições, concertos, palestras ou eventos de pequena escala.
A construção do edifício, com paredes amovíveis permite aproveitar as duas plataformas, interiores e exteriores, unindo-as e formando um open space sobre a paisagem. E ali, debaixo da copa dos pinheiros bravos e sobre uma camada de casca de pinheiro que cobre o chão, o público pode assistir a todas as iniciativas, no ambiente calmo da mata.
 
Vira à esquerda no caminho, descendo para a área central do parque. Quando encontrares um cruzamento, pode virar à direita, para a zona do parque de merendas ou seguir em frente para uma encosta dedicada aos mais pequeninos.
Se quiseres fazer um piquenique, escolhe a primeira opção. Há mesas e cadeiras, seis no total, que nos convidam a uma paragem. Antes ou depois de uma refeição vais ter alguma dificuldade em controlar os mais novos. É que, mais abaixo, na clareira coberta por uma relva muito fofa, há duas estruturas para a iniciação à escalada, onde crianças e jovens podem desafiar os limites.
 
Mas esta não é a única actividade mais “radical” do Parque Aventura. Contornando os limites deste espaço, cruzando os caminhos mais formais, subindo e descendo as encostas mais inclinadas e sempre pelo meio da mata, há um trilho ciclável assinalado por pequenas estacas de madeira pintada de cor de laranja.
A partir desta depressão verdejante podes avistar uma zona mais elevada, dedicada aos mais pequeninos. Uma das estruturas, em amarelo clarinho, forma uma espécie de teia de aranha, feita de corda tensa e anéis de metal, através da qual as crianças podem trepar à descoberta da vertigem. Ainda nesta área existe um escorrega diferente, que aproveita o declive do terreno e os deixa deslizar em segurança por uma pequena encosta abaixo. 
 
Para quem quer apenas relaxar o corpo, fazer ioga, ler um livro ou outra actividade que requeira maior sossego, há um lugar muito especial. Trata-se de um pequeno espaço com relva muito viçosa, nas traseiras das piscinas, que forma uma clareira natural, com árvores adultas que ensombram o espaço e zonas solarengas no meio deste anfiteatro.
 
Com a visita podes conhecer as espécies através dos painéis informativos, participar em iniciativas de sensibilização ambiental e usufruir de um espaço único, onde há pinheiros mansos, carvalhos, sobreiros, medronheiros, urzes, silvados, plantas aromáticas e as intemporais flores silvestres.
E é no meio deste cenário campestre que nos apetece inspirar fundo e agradecer este silêncio, esta calma, esta paz que nos permitem ouvir o bater do coração.

Parque Aventura



Parque Aventura



Parque Aventura



Parque Aventura



Parque Aventura