Ponto de Encontro Ponto de Encontroalmada_instagram almada_instagramP'Almada Revista P'Almada RevistaCentro Cultural Juvenil de Santo Amaro Centro Cultural Juvenil de Santo AmaroSubscreve esta publicação Subscreve esta publicaçãoAgenda AgendaDivulga nas Notícias Divulga nas NotíciasAssociações AssociaçõesEmpreender em Almada Empreender em AlmadaOrçamento Participativo Jovem Orçamento Participativo Jovemàvoltadascasas àvoltadascasasPAF2019 PAF2019Agenda Municipal Agenda MunicipalBoletim Municipal Boletim MunicipalInício InícioArquivo ArquivoTemas TemasP'Almada Colabora Connosco P'Almada Colabora ConnoscoCartão Almada Jovem Cartão Almada JovemRegisto Almada Jovem Registo Almada JovemRoteiro Almada Jovem Roteiro Almada JovemNotícias NotíciasRoteiro Jovem de Almada Roteiro Jovem de AlmadaAulas Abertas nas Casas Municipais da Juventude Aulas Abertas nas Casas Municipais da JuventudeDivulga na Agenda Divulga na AgendaJovens em Foco Jovens em FocoA P'Almada A P'AlmadaA minha área A minha áreaProposta de Iniciativa Proposta de IniciativaJuv_jovens_em_foco Juv_jovens_em_focoContactos Contactos
Logotipo CMA
Dá a tua opinião
O que é que achas do sítio da juventude?
Muito Bom
Bom
Razoável
Mau
História de Almada
Convidamos-te para uma visita a dois locais de prestígio no que diz respeito ao conhecimento histórico da origem e evolução da Cidade de Almada.
 
Para isso só precisas de visitar o Arquivo Histórico Municipal, instalado na Casa Pargana, um edifício do século XIX, situado na Rua Visconde Almeida Garrett, em Almada Velha, onde estão guardadas e preservadas as memórias de Almada e o Museu da Cidade, fruto da recuperação da antiga Quinta dos Frades.
 
Aqui, estudiosos e amantes de História descobrem as origens do concelho, a partir de documentos históricos, manuscritos e impressos, de diferentes épocas, que na Idade Média se encontravam guardados na “Arca do Concelho”.
O núcleo documental mais antigo data do ano de 1455. São pergaminhos do século XV ao século XVI que pertencem à colecção do Arquivo Histórico. Encontras ainda muitos outros documentos originais, entre os quais o Foral de D. Manuel I, que constituem a memória da História de Almada.
 
O Arquivo dispõe de uma biblioteca composta por obras de referência. Monografias, livros antigos, jornais de imprensa local e todas as publicações sobre Almada e material audiovisual.
Na Sala de Consulta Geral podes folhear documentos manuscritos e na Sala Multimédia, através do acesso à Internet, cd’s, vídeos e cd–rom’s, consultas e lês monografias, obras de referência e livros. Na Sala de Exposições promovem-se regularmente mostras documentais e temáticas e também palestras quinzenais.
 
O espólio documental existente é divulgado através do Boletim “Almada na História” e da “Revista Cultural Anais de Almada”.
Tens, também, à disposição, a publicação “Concelho de Almada – Guia de Recursos Web”, com informação na Internet sobre o Concelho de Almada.
 
Terminada a visita ao Arquivo Histórico Municipal, continua a viagem até ao Museu da Cidade, situado na Cova da Piedade, na antiga Quinta dos Frades.
O passado recente assume um particular destaque, com referência a momentos fundamentais para a criação da identidade que caracteriza e distingue Almada das outras cidades.
 
Dá uma “mirada” às monografias, aos periódicos, aos cartazes e aos documentos audiovisuais e electrónicos que contam a história de Almada e as vivências das várias gerações almadenses.
Aprecia a exposição central que apresenta uma leitura genérica sobre a história, o desenvolvimento e as transformações recentes de Almada e a exposição temporária que estiver patente.
 
No final da visita, na Loja do Museu, podes adquirir publicações editadas pela Câmara Municipal, bem como artigos alusivos ao museu e ao concelho.
À saída senta-te na agradável esplanada da Cafetaria e desfruta do aroma fresco do jardim.

Arquivo Municipal

História de Almada

História de Almada

História de Almada

História de Almada