Ponto de Encontro Ponto de Encontroalmada_instagram almada_instagramP'Almada Revista P'Almada RevistaCentro Cultural Juvenil de Santo Amaro Centro Cultural Juvenil de Santo AmaroSubscreve esta publicação Subscreve esta publicaçãoAgenda AgendaDivulga nas Notícias Divulga nas NotíciasAssociações AssociaçõesEmpreender em Almada Empreender em AlmadaOrçamento Participativo Jovem Orçamento Participativo JovemAgenda Municipal Agenda MunicipalBoletim Municipal Boletim MunicipalInício Inícioalmada_youtube almada_youtubeConcursoJovensTalentos2019 ConcursoJovensTalentos2019Arquivo ArquivoTemas TemasP'Almada Colabora Connosco P'Almada Colabora ConnoscoCartão Almada Jovem Cartão Almada JovemRegisto Almada Jovem Registo Almada JovemRoteiro Almada Jovem Roteiro Almada JovemNotícias NotíciasRoteiro Jovem de Almada Roteiro Jovem de AlmadaDivulga na Agenda Divulga na AgendaJovens em Foco Jovens em FocoA P'Almada A P'AlmadaA minha área A minha áreaProposta de Iniciativa Proposta de IniciativaJuv_jovens_em_foco Juv_jovens_em_focoApoio ao Associativismo Apoio ao AssociativismoContactos Contactos
Logotipo CMA
Dá a tua opinião
O que é que achas do sítio da juventude?
Muito Bom
Bom
Razoável
Mau
Esplanadas do Concelho
Estar numa esplanada em amena conversa com os amigos bebericando uma bebida qualquer é um prazer de que podes desfrutar sem grandes deslocações.
 
Em Almada há as cosmopolitas, no centro da cidade ou nas ruas de Cacilhas; junto ao Tejo, no Ginjal; na Trafaria e no Porto Brandão; e também as esplanadas mesmo junto ao mar, na Costa da Caparica ou na Fonte da Telha.
 
Se gostas da tranquilidade do rio tens no Cais do Ginjal, entre Cacilhas e o Jardim do Rio, dois espaços únicos. As cadeiras das esplanadas quase que invadem o rio e distribuem-se ao longo do cais e pelos pontões.
Enquanto saboreias o ambiente, podes reflectir sobre a aprovação da candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), através do qual se irá tornar este percurso mais confortável, seguro e estimulante. A constituição e instalação de um Núcleo de Indústrias Criativas da Boca do Vento e a dinamização artística da zona, são alguns dos projectos previstos.
 
É claro que podes optar pelo Passeio Ribeirinho da Trafaria e as esplanadas do Porto Brandão, ali, onde o Tejo já se faz ao mar. A gastronomia ligada ao rio e ao mar é a grande atracção, mas também as famosas carvoadas de carne, peixe ou marisco…
 
As esplanadas junto ao mar são incontornáveis e a escolha pode ser difícil entre as mais centrais, no paredão na Costa da Caparica, ou as que se estendem praias adentro.
Percorre o paredão. Restaurantes e bares renovados são um convite muito tentador. Senta-te, abre um livro ou chama os amigos e esquece as horas.
 
Mas se o que te apetece é mesmo enterrares os pés na areia, na frente natural de praias, já a caminho a Fonte da Telha, dispões de uma série de apoios de praia que, sobretudo no verão, funcionam até de madrugada.
Se vieres de manhã oferecem serviços de esplanada, alguns dos quais com espreguiçadeiras e colmos tradicionais. Se preferires o entardecer, tens um conjunto de bares/restaurantes que funcionam noite dentro, oferecendo festas temáticas muito animadas.
 
As esplanadas mais cosmopolitas situam-se no centro da cidade.
Na Praça do MFA, o ponto de encontro em Almada, as esplanadas dos cafés estão mais convidativas, com o espaço pedonalizado.
Antes de te sentares, usufrui do comércio local. De artigos originais para a casa, a lojas de roupa que não encontras das grandes superfícies ou espaços de estética onde podes desfrutar de uma massagem ou ousar um visual novo.
Para te refrescares, escolhe uma das esplanadas instaladas nesta praça ou noutros espaços adjacentes; no Largo Gabriel Pedro, Rua Luís de Queiroz, Praça São João Baptista, Praça da Liberdade ou no Central Parque de Almada… as ofertas são muitas.
 
Se gosta de espaços mais pitorescos desce até Cacilhas. As ruas cheiram a peixe na brasa e a carne na grelha, tornando as esplanadas mais apetecíveis.
Pretende-se que, como noutros tempos, as gentes de Almada e de outros concelhos frequentem os restaurantes e tascas desta zona histórica, como é o caso da Rua Cândido dos Reis, agora totalmente pedonal.
 
Já escolheste o teu ambiente? Pois é, um dia aqui, outro dia ali...

Esplanadas



Esplanadas



Esplanadas



Esplanadas



Esplanadas