Ponto de Encontro Ponto de Encontroalmada_instagram almada_instagramP'Almada Revista P'Almada RevistaCentro Cultural Juvenil de Santo Amaro Centro Cultural Juvenil de Santo AmaroSubscreve esta publicação Subscreve esta publicaçãoAgenda AgendaDivulga nas Notícias Divulga nas NotíciasAssociações AssociaçõesEmpreender em Almada Empreender em Almadaàvoltadascasas àvoltadascasasPAF2019 PAF2019Agenda Municipal Agenda MunicipalBoletim Municipal Boletim MunicipalInício InícioFérias Jovens Natal 2019 Férias Jovens Natal 2019Arquivo ArquivoTemas TemasP'Almada Colabora Connosco P'Almada Colabora ConnoscoCartão Almada Jovem Cartão Almada JovemRegisto Almada Jovem Registo Almada JovemRoteiro Almada Jovem Roteiro Almada JovemNotícias NotíciasRoteiro Jovem de Almada Roteiro Jovem de AlmadaAulas Abertas nas Casas Municipais da Juventude Aulas Abertas nas Casas Municipais da JuventudeDivulga na Agenda Divulga na AgendaJovens em Foco Jovens em FocoA P'Almada A P'AlmadaA minha área A minha áreaProposta de Iniciativa Proposta de IniciativaJuv_jovens_em_foco Juv_jovens_em_focoContactos Contactos
Logotipo CMA
Dá a tua opinião
O que é que achas do sítio da juventude?
Muito Bom
Bom
Razoável
Mau
Casa da Cerca
Se gostas de mistérios, a Quinta da Cerca, como era originalmente conhecida esta propriedade construída à beirinha da falésia onde Almada cresceu, contém histórias que não te vão dececionar.
 
O edifício tem diferentes idades. A ala à esquerda é do século XVII, a alada direita foi reedificada após o terramoto de 1755.
 
Logo que atravessas o portão és recebido pelo aroma das laranjeiras que adornam o pátio da Casa. À direita na Galeria do Pátio, foi propositadamente deixada a descoberto uma estrutura semelhante à gaiola pombalina, em madeira, usada após o sismo, para garantir que as casas passariam a ser mais resistentes.
 
O mistério da Casa da Cerca adensa-se na capela. Os azulejos parecem ser do século anterior e o Altar terá sido trazido do Pombal, da casa da abastada família Teotónio Pereira.
Sai para o pátio e imagina esse tempo; crianças, cestas de vime, fruta colhida no pomar, cavalos bebendo água no bebedouro.
A Casa da Cerca passou por várias famílias e chegou ser usada pela Santa Casa da Misericórdia como hospital de campanha.
 
Vamos visitar o interior das alas poente e norte. Na primeira, temos a recepção e uma área de exposições, que ocupa o rés-do-chão e primeiro andar, estendendo-se à ala norte, a zona mais nobre da Casa. O espaço interior foi alterado para ter maior versatilidade, permitindo receber peças de arte de maior dimensão.
 
Um jardim com jardins dentro
Saímos para o exterior, virando à esquerda. Passamos pelas oliveiras, testemunhas de conspirações e estratégias de guerra no tempo das Invasões Francesas, já que o general Junot aqui permaneceu em 1808.
Contorna o edifício pela direita e observa esta casa que também já foi quartel. No rés-do-chão, destacam-se os arcos abatidos sobre colunas toscanas. No primeiro andar uma varanda ampla, de onde se avista um Tejo que mais parece um mar.
À direita subimos as escadas que nos levam até uma espécie de passadiço, espartilhado entre dois muros, onde se rasgaram janelas; nalgumas, acrescentaram-se dois assentos em pedra, a que chamaram namoradeiras ou conversadeiras.
 
Vamos agora até ao Jardim Botânico Chão das Artes, inaugurado em 2001. Tem como base o modelo de jardim tradicional português de quinta de recreio que a própria Casa da Cerca foi outrora.
A área organiza-se em seis zonas – Jardim dos Pigmentos, Pomar das Gomas, Jardim dos Pintores, Jardim dos Óleos, Jardim das Telas e Mata – onde se encontram espécies botânicas identificadas com o nome, origem e a aplicação nas artes plásticas.
As seis zonas estão em diferentes níveis, subindo até à zona do anfiteatro, o que confere a cada patamar um excelente enquadramento paisagístico.
 
Para rematar a visita, não há lugar melhor do que o miradouro, encostado à muralha.
A Casa da Cerca continua a ser um lugar mágico, envolto numa neblina histórica com vazios por explicar.

Casa da Cerca


Casa da Cerca


Casa da Cerca


Casa da Cerca


Casa da Cerca