Ponto de Encontro Ponto de Encontroalmada_instagram almada_instagramP'Almada Revista P'Almada RevistaCentro Cultural Juvenil de Santo Amaro Centro Cultural Juvenil de Santo AmaroSubscreve esta publicação Subscreve esta publicaçãoAgenda AgendaDivulga nas Notícias Divulga nas NotíciasAssociações AssociaçõesEmpreender em Almada Empreender em Almadaàvoltadascasas àvoltadascasasPAF2019 PAF2019Agenda Municipal Agenda MunicipalBoletim Municipal Boletim MunicipalInício InícioFérias Jovens Natal 2019 Férias Jovens Natal 2019Arquivo ArquivoTemas TemasP'Almada Colabora Connosco P'Almada Colabora ConnoscoCartão Almada Jovem Cartão Almada JovemRegisto Almada Jovem Registo Almada JovemRoteiro Almada Jovem Roteiro Almada JovemNotícias NotíciasRoteiro Jovem de Almada Roteiro Jovem de AlmadaAulas Abertas nas Casas Municipais da Juventude Aulas Abertas nas Casas Municipais da JuventudeDivulga na Agenda Divulga na AgendaJovens em Foco Jovens em FocoA P'Almada A P'AlmadaA minha área A minha áreaProposta de Iniciativa Proposta de IniciativaJuv_jovens_em_foco Juv_jovens_em_focoContactos Contactos
Logotipo CMA
Dá a tua opinião
O que é que achas do sítio da juventude?
Muito Bom
Bom
Razoável
Mau
Cacilhas
Chegar a Cacilhas é fácil, rápido e confortável. Quem vem de Lisboa, desfruta de uma viagem panorâmica através das águas do Tejo. Se já estás deste lado do rio, estaciona o carro no Centro Sul, e apanha o Metro Sul do Tejo. O trajeto rápido e confortável poupa-te energia para conheceres o património de Cacilhas.
 
Podes começar pela Fragata D. Fernando II e Glória o último navio à vela da Marinha Portuguesa e a última nau da “Carreira da Índia” que, durante mais de três séculos, fez a ligação entre Portugal e aquela antiga colónia.
No interior, os ambientes simulados levam-te ao tempo em que havia cativos presos a ferros e jantares sumptuosos com o comandante. Os áudio-guias, distribuídos pelos quatro pisos do navio, explicam tudo.
À saída cumprimenta o busto de D. Fernando Saxe-Coburgo-Gotha, marido da Rainha D. Maria II de Portugal, que deu parte do nome à fragata, dedicada a Nossa Senhora da Glória.
 
Agora contorna o passeio e segue até ao Farol de Cacilhas.
É a peça original, instalada em 1886 e desmantelada 92 anos depois para ir iluminar a Ponta do Queimado, na Ilha Terceira, em substituição do antigo farol, destruído num sismo.
Recuperado nas oficinas da Direcção Geral de Faróis e custeado pela autarquia, o Farol de Cacilhas, aqui está, em frente à capital e ao Mar da Palha e das águas cintilantes do Tejo.
 
Retoma o caminho pela Rua Cândido dos Reis que liderou a revolução de 5 de Outubro de 1910. A igreja paroquial recebe-te, com a sua fachada azul. Nas torres destacam-se os dois relógios, um a ponteiros e outro solar. Também lá está o sino, que já marcou os ritmos desta povoação.
 
Sobe até ao antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, recuperado pela Câmara Municipal de Almada, onde os serviços municipais de turismo acolhem os visitantes, nacionais e estrangeiros, guiando-os pelo concelho.
 
Retoma o caminho e desfruta de uma refeição ao ar livre, nas esplanadas dos inúmeros restaurantes. Em Setembro, durante as Tasquinhas e Burricadas, as ruas enchem-se de artesanato ao vivo, danças tradicionais, doces regionais, gente vestida como antigamente e as tão concorridas corridas de burros.
 
Cacilhas tem mercearias tradicionais, mas também lojas de produtos nacionais e estrangeiros, dos queijos aos vinhos, aos enchidos, aos chás, aos temperos.
A oferta do comércio local contempla ainda produtos ligados à pesca e ao artesanato, ao lado de ofertas mais urbanas, de roupa, acessórios, discografia e mais…
 
Os prédios renovados, com apartamentos à venda, e muitos exemplos de fachadas limpas, com varandas em ferro forjado, azulejos recuperados, janelas com flores, convidam-te a esta viagem por Cacilhas.

Descobre o património, a oferta comercial, aprecia os pratos típicos e a gente calorosa e alegre que sabe receber!

Cacilhas

Cacilhas

Cacilhas

Cacilhas

Cacilhas