Ponto de Encontro Ponto de Encontroalmada_instagram almada_instagramCentro Cultural Juvenil de Santo Amaro Centro Cultural Juvenil de Santo AmaroSubscreve esta publicação Subscreve esta publicaçãoAgenda AgendaDivulga nas Notícias Divulga nas NotíciasAssociações AssociaçõesEmpreender em Almada Empreender em AlmadaConselho Municipal da Juventude de Almada Conselho Municipal da Juventude de AlmadaInício InícioPAF2020_Online PAF2020_OnlineArquivo ArquivoTemas TemasP'Almada Colabora Connosco P'Almada Colabora ConnoscoCartão Almada Jovem Cartão Almada JovemRegisto Almada Jovem Registo Almada JovemRoteiro Almada Jovem Roteiro Almada JovemNotícias NotíciasRoteiro Jovem de Almada Roteiro Jovem de AlmadaDivulga na Agenda Divulga na AgendaJovens em Foco Jovens em FocoFacebook_AlmadaMinha Facebook_AlmadaMinhaA P'Almada A P'AlmadaA minha área A minha área#FicarEmCasa #FicarEmCasaProposta de Iniciativa Proposta de IniciativaJuv_jovens_em_foco Juv_jovens_em_focoAMinhaDivulgação AMinhaDivulgaçãoContactos Contactos
Logotipo CMA
Dá a tua opinião
O que é que achas do sítio da juventude?
Muito Bom
Bom
Razoável
Mau
Formação on-line Fora Da Caixa
FormacaoForadaCaixa_D
Formação e Workshops
DATA: 27/OUT a 27/NOV/2020
HORÁRIO: n/a
LOCAL: Online
Uma introdução à aprendizagem intercultural.
Esta formação é uma introdução à aprendizagem intercultural. O objetivo é partilhar vários conceitos fundamentais e ferramentas práticas de educação intercultural e não-formal para combater preconceito e estereótipos, promover e trabalhar a interculturalidade em contextos educativos diversos (na escola e fora dela). Exploraremos as ideias de transculturalidade, multiculturalidade, e interculturalidade, teorias e métodos relacionados com preconceitos e estereótipos, auto-posicionamento e identidade, o método socrático, trocas de experiências, e estratégias para “aprender a aprender”.

A formação está estruturada em quatro sessões síncronas no Zoom (4 x 2h30) e assíncronas (tarefas para realizar entre as sessões, max. 1h cada).

As sessões síncronas foram construídas desde uma abordagem de educação não-formal adaptada ao formato on-line, incluindo métodos ativos e participativos, questionários, apresentações com facilitação gráfica, debates, animação linguística, e atividades que se podem reproduzir com os grupos-alvo.

As tarefas assíncronas são pensadas para apoiar e aprofundar a reflexão individual e o processar dos conteúdos das sessões síncronas.

A formação será integralmente facilitada (com tradução consecutiva) em português e neerlandês. Para participar, apenas é necessário falar uma dessas línguas. O grupo de participantes será composto maioritariamente por pessoas de Portugal e Holanda, e não só. A dimensão intercultural do grupo é essencial nesta abordagem de aprendizagem experiencial: para aprender sobre facilitação intercultural, é fundamental ter a experiência de um grupo intercultural e multilingue, para passar da teoria à prática e enriquecer-nos de perspetivas diversas.

Requisitos técnicos


É necessário ter uma conexão internet estável e um computador/tablet/smartphone com camera e microfone. Aconselhamos o uso do computador.

Não é necessário ter conta Zoom.

Preço

Praticamos uma escala de preços solidária – em função da disponibilidade financeira de cada pessoa.

Preço reduzido: 50 Euros
Para as pessoas que querem participar e não têm condições para pagar o preço de custo

Preço de custo: 100 Euros
Preço aconselhado, que permitirá cobrir as despesas e remunerar simbolicamente a equipa


Preço solidário: 150 Euros
Para as pessoas que podem e querem dar uma contribuição mais elevada, em solidariedade com quem paga menos, com a equipa e com as organizações.


O pagamento é feito por transferência para o NIB 0035 0054 0014 1507 730 21 (Associação Faísca Voadora). Agradecemos o envio do comprovativo para faisca@associacao-faisca.pt

A inscrição será efetiva após receção do comprovativo.


Inscrição

A inscrição é obrigatória e faz-se preenchendo o formulário disponível aqui até 15 de outubro de 2020.


ORGANIZAÇÃO
Associação Faísca Voadora (Almada) e Clash! Exchange & Learning (Berlin e Venlo)
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
Inscrição obrigatória.
INFORMAÇÕES
Mais informações em https://www.associacao-faisca.pt/formação-intercultural-on-line ou pelos contactos:
candid.interculturalprojects@gmail.com / tel. 967361118