A cerimónia realizou-se no dia 26 de julho, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada. O júri desta edição apreciou os artigos relativos ao 36.º Festival de Almada e publicados durante o ano de 2019.
O Prémio Internacional de Jornalismo Carlos Porto procura galardoar o autor do melhor texto, ou conjunto de textos, publicados na imprensa portuguesa e estrangeira sobre o Festival de Almada, e está repartido por três categorias:
- Grande Prémio
- Prémio imprensa generalista
- Prémio imprensa especializada
Durante a cerimónia de entrega do Prémio Internacional de Jornalismo Carlos Porto, realizada no Teatro Municipal Joaquim Benite, Rodrigo Francisco, diretor artístico do Festival de Almada, realizada a 26 de julho, não escondeu as emoções e afirmou que «hoje, estou muito feliz, pela forma, absolutamente fantástica e inesquecível, como decorreu esta edição, mas também porque fomos, todos nós, pioneiros a mostrar que o teatro pode existir nestas condições e que todos juntos podemos combater o medo»
A presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, também afirmou «estar muito feliz» porque o Festival de Almada «é um exemplo que nunca devemos esquecer».
A autarca almadense expressou ainda o seu agradecimento «a todas as companhia, artistas e encenadores porque permitiram que o Festival não parasse e acontecesse com empenho, alegria, generosidade e talento».
Inês de Medeiros deixou igualmente «um abraço muito solidário a todas as companhias de teatro portuguesas», sem esquecer «o público por estar sempre presente».
Grande Prémio Carlos Porto
O júri da presente edição do Prémio Carlos Porto leu, apreciou e avaliou todos os artigos jornalísticos enviados, referente à 36.ª edição de Festival de Almada e publicados em 2019.
Assim, foi decidido atribuir o Grande Prémio a:
- Manuel Sesma Sanz
O júri justifica a decisão por ser «uma abordagem ao Festival de Almada no seu conjunto, rica no detalhe e pormenor, uma critica feita de forma consistentemente informada e envolvente aliada a uma excelente escrita jornalística que alia o discurso formal da crítica teatral a um tom solto que estimula a leitura e a vontade de conhecer o Festival de Teatro de Almada.»
Na ocasião, Manuel Sesma Sanz agradeceu à CMA, «pela excelente promoção que faz ao teatro», e à Companhia de Teatro de Almada «pela oportunidade de assistir a tantos e tão excelentes espetáculos de teatro durante o Festival de Almada».
Prémio Imprensa Generalista
O Prémio Carlos Porto – Imprensa Generalista foi atribuído a:
- Joaquim Paulo Nogueira
«Um texto que prima pela qualidade da escrita e pela forma como deixa transparecer a paixão do autor pelo Teatro, com a clareza no discurso e grande domínio dos conteúdos dramatúrgicos e cenográficos.»
Joaquim Paulo Nogueira dedicou este prémio a «toda a equipa de comunicação do Festival de Almada».
Prémio Imprensa Especializada
O Prémio Carlos Porto – Imprensa Especializada foi atribuído a:
- Dana Rufolo
«Artigo de abordagem geral ao Festival de Almada, com a capacidade de interpretar o teatro na sua expressão para além do texto e na compreensão da capacidade de alcance do teatro para lá da compreensão da(s) língua(s). Um excelente trabalho de investigação que revela o conhecimento evidente de edições anteriores do Festival de Teatro de Almada»
A autora premiada, mesmo não estando presente na cerimónia, enviou uma mensagem, onde dá nota de como «o Festival de Almada é único» e de como este «é importante para as pessoas da sua comunidade e de como as pessoas da sua comunidade são importantes para o festival».
Menções Honrosas
Perante a qualidade dos artigos apresentados, o júri decidiu atribuir três menções honrosas:
- Gonçalo Frota
«Com uma viagem a despertar os leitores para o universo do Festival de Almada, na sua transversalidade, diversidade e envolvimento com o público»
- Afonso Becerra
«Excelente texto de crítica de teatro, na abordagem à peça “Mary Said What She Said”, de Robert Wilson.»
- Raúl Lozanéz
«Um texto estimulante, que aumenta a curiosidade do público relativamente ao Festival de Almada.»
A cerimónia do Prémio Internacional de Jornalismo Carlos Porto terminou com a peça «Turismo», pela Companhia A Turma.
27/07/2020