Concursos
Maria da Conceição Dinis Tomé, com o original “O caderno do avô Heinrich”, foi a autora premiada na edição 2012. A decisão do júri foi tomada por unanimidade.
“Escrito com profunda sensibilidade, é um testemunho tocante e edificante do valor da amizade e da solidariedade, no terrível cenário do Holocausto. Contudo, é também uma maravilhosa história de amor pelos livros e pela leitura, contada por um avô que ficará certamente na memória”. É desta forma que Maria Teresa Gonzalez, porta-voz do júri do Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2012, descreve a obra vencedora.
A decisão do júri, tomada por unanimidade, foi anunciada no dia 16 de novembro, numa cerimónia realizada por Fórum Municipal Romeu Correia – Auditório Fernando Lopes-Graça.
A autora da obra premiada recebeu um prémio monetário no valor de cinco mil euros.
Este ano apresentaram-se a concurso 74 obras originais, na modalidade de literatura juvenil.
Biografia da autora
Maria da Conceição Dinis Alves Ferreira Tomé é professora na Escola Básica 2, 3 D. Luís de Loureiro, em Viseu.
É autora dos contos infantis “A Lua e o Pirilampo” (2003) e “História do rapaz que se tornou fazedor de estrelas” (obra vencedora do Concurso de Literatura Infanto/Juvenil – Prémio Centro Cultural do Alto Minho, em 2009).
Em 2004, a autora colaborou na antologia “Histórias para um Natal”, com o conto “Manhã de Natal”.
É investigadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (Universidade Aberta) e está a concluir o Doutoramento em Estudos Portugueses com uma tese sobre a representação do “outro” na literatura juvenil portuguesa contemporânea.
16/11/2012