Lisboa_Romana_200
Cultura

No dia 14 de janeiro, às 17h30, é apresentado o site do projeto Lisboa Romana. Neste espaço digital vai encontrar histórias e personagens Romanas, recriações arqueológicas, fichas de sítios arqueológicos com imagens, percursos existentes. Uma viagem no tempo à descoberta das nossas origens.

Reunindo informação sobre mais de 400 sítios e/ou vestígios arqueológicos distribuídos por Lisboa e os 18 municípios parceiros, entre os quais Almada, o site Lisboa Romana permite ao utilizador explorar estas realidades no mapa do território (com apoio de texto, imagens, reconstituições e visitas virtuais), in loco ou nos museus onde se encontram expostas, numa perspetiva de promoção turística do património cultural.
 
O objetivo é promover, valorizar e divulgar o património arqueológico, com particular enfoque na época romana, e compreender os processos de aculturação e o desenvolvimento destas sociedades, desde o legado, preexistente, integrado no Império Romano do Ocidente, até à sua queda e herança cultural que conferiu ao período histórico que lhe sucedeu.
 
Até 2024, serão disponibilizados os resultados obtidos, de forma integrada e sistematizada, fomentando a sensibilização e a educação para o património e potenciando o turismo cultural na região.
 
Sobre o projeto
 
Iniciado em 2017, Lisboa Romana é um projeto inovador de trabalho em rede, com parcerias estabelecidas entre diversas entidades, públicas e privadas, que se propuseram a reunir o rico acervo arqueológico da área geográfica ocupada pelo antigo município romano Felicitas Iulia Olisipo, correspondente aos atuais concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.
 
A Câmara Municipal de Almada integrou o projeto em outubro de 2018 e, em setembro de 2020, organizou o lançamento do 2.º volume da coleção Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo: O Território e Memória.
 
Acompanhe a apresentação do site Lisboa Romana, dia 14 de janeiro, a partir das 17h30, em www.facebook.com/lisboaromanaLX
 
Mais informações:
www.lisboaromana.pt
www.facebook.com/lisboaromanaLX
https://instagram.com/lisboaromana
https://twitter.com/LisboaRomana
 
14/01/2021