Brasão CMA
Saúde
A reunião teve como objetivo o acompanhamento da situação do encerramento noturno do serviço de urgências pediátricas do Hospital Garcia de Orta.

A presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, reuniu dia 18 de dezembro, com a ministra da Saúde, Marta Temido, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, o presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta (HGO), Luis Amaro, o diretor clínico do HGO, Nuno Marques, o presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP, Luis Pisco, bem como o Presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica, Luis Meira.

 

A reunião desta tarde teve como objetivo o acompanhamento da situação do encerramento noturno do serviço de urgências pediátricas do HGO. Da reunião importa sublinhar a garantia de que está prevista a reabertura das urgências noturnas. Foram contratados dois novos pediatras – tendo um já iniciado funções e outro que entrará ao serviço a 6 de janeiro.

 

No dia 20 de dezembro, será publicado um aviso de abertura de procedimento concursal com vista ao preenchimento de cinco vagas de pediatria no HGO. A administração do HGO deixou, também, a garantia de que irá realizar todos os esforços no sentido de uma procura ativa no que concerne ao preenchimento destas vagas.

 

A CMA irá continuar a acompanhar de forma muito atenta o desenrolar desta temática, tendo ficado agendada, para janeiro, uma nova reunião de ponto de situação. Para a CMA é urgente retomar o normal funcionamento do HGO com a reabertura da urgência noturna do serviço pediátrico, pelo que continuaremos a insistir para que a normalidade seja reposta o mais breve possível.

18/12/2019