Hospital Garcia de Orta celebra 28 anos
Saúde
No dia 17 de dezembro, o Hospital Garcia de Orta assinalou o seu 28º aniversário. Na sessão comemorativa estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, e a ministra da Saúde, Marta Temido.
Na sessão comemorativa, Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, enalteceu a «importância fulcral» do Hospital Garcia de Orta (HGO) «no nosso território» e deixou «uma palavra especial de agradecimento a todos profissionais que, diariamente, trabalham para garantir e salvaguardar a saúde dos nossos munícipes».
 
A parceria para a construção de uma resposta de hospital de dia na área da saúde mental e a criação de outra que permita o alargamento, a todo o concelho, da hospitalização domiciliária, são alguns projetos em desenvolvimento «que irão contribuir decisivamente para cumprirmos a visão do HGO enquanto hospital de referência para a Península de Setúbal e para o sul do país». A autarca destacou ainda o trabalho desenvolvido no domínio do projeto internacional Fast Track Cities no combate ao VIH. «Projetos com uma importância inestimável para o nosso concelho, para os quais temos contado com o empenho do Conselho de Administração do HGO».
 
«O HGO é um exemplo daquilo que de melhor se consegue fazer no Serviço Nacional de Saúde», sublinhou a ministra da Saúde, Marta Temido, que evidenciou os três eixos de ação prioritários do ministério da Saúde: a qualificação do acesso ao Serviço Nacional de Saúde, a motivação dos profissionais de saúde, e o investimento na rede do Serviço Nacional de Saúde».
 
Além da eucaristia presidida pelo bispo D. José Ornelas, nesta ocasião foram também apresentadas as Perspetivas e prospetivas do Conselho de Administração para o HGO, nos próximos três anos, e o livro 40 anos SNS, da autoria da jornalista Maria Elisa Domingues.
Até dia 20 de dezembro é ainda possível visitar a exposição A evolução dos trajes médicos ao longo dos séculos. Contribuições para a História da Saúde, no átrio do Hospital Garcia de Orta.
 
17/12/2019