Autarquia assina protocolo com Associação Os Amigos dos Animais de Almada
Ambiente
A Câmara Municipal de Almada e a Associação Os Amigos dos Animais de Almada assinaram, dia 11 de dezembro, um protoloco de colaboração que visa reforçar o controlo da população animal de canídeos no concelho.
Este protocolo surge devido à sobrelotação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Almada (com capacidade para cerca de 45 canídeos, o que é manifestamente insuficiente para as necessidades do concelho) e à necessidade de encaminhar animais, com origem em situações urgentes de maus-tratos, negligência ou precariedade social para outros espaços adequados.
 
No âmbito do protocolo celebrado, a Associação Os Amigos dos Animais de Almada (AOAAA) compromete-se a disponibilizar alojamento nas suas instalações para animais elegíveis para adoção, enviados pelo Serviço Veterinário Municipal de Almada, assim como a promover a adoção destes animais.
 
À autarquia compete a atribuição de 30 mil euros à AOAAA, proceder à implementação do programa de controlo da população animal através da esterilização e castração dos canídeos, provenientes do concelho de Almada, sob a responsabilidade da AOAAA, assim como colaborar na prestação de cuidados médico-veterinários a esses mesmos animais.
 
A Associação Os Amigos dos Animais de Almada tem a seu cargo o canil da Aroeira, onde alberga cerca de 220 canídeos, sendo uma referência municipal no âmbito da adoção e apoio a animais em condições críticas.
 
Centro Oficial de Recolha do Município de Almada
Rua Bernardino Machado
Alto do Índio 
Sobreda
Tel. 212 549 700
 
Canil da Aroeira
Av. Ilha da Madeira, lote 176
Aroeira
Charneca de Caparica
Tel. 962 103 050
11/12/2019