Leitura Mais Sucesso
Educação
Casa cheia no Encontro + Leitura + Sucesso, que decorreu na Escola Básica e Secundária Prof. Ruy Luis Gomes, no Laranjeiro, dias 29 e 30 de novembro. Foram partilhadas práticas inovadoras em curso e apresentadas reflexões sobre o futuro da escola, por figuras de destaque como Sampaio da Nóvoa e João Costa. 

Neste dia e meio de trabalho, foram apresentadas novas práticas em curso no sistema educativo local, consideradas inovadoras e transformadoras, quer no desenvolvimento de competências para o exercício da cidadania, quer nos processos de aprendizagem e de avaliação.
 
João Couvaneiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Almada, fez a abertura deste encontro, sublinhando que “quem quer, faz. E quem se lança a construir uma escola diferente, faz”.
 
Sampaio da Nóvoa desinquietou 

“A escola é o lugar onde se aprende a pensar”, definiu António Sampaio da Nóvoa, embaixador de Portugal na UNESCO, numa intervenção desinquietante, onde desafiou todos os presentes, professores e diretores de agrupamentos escolares, para pensar a partir de dentro nas “novas dinâmicas” da escola do futuro, sem perder de vista a ideia que “a escola é uma instituição insubstituível e um bem público”.
 
O secretário de Estado Adjunto da Educação, João Costa, encerrou este dia e meio de trabalho, defendendo que “o desafio que temos em mãos, com uma escola democrática é uma escola mais flexível, que não se limita a garantir acesso, mas cumpre a sua função de garantir sucesso”.
 
“Aprendemos muito uns com os outros”, sublinhou o vice-presidente da Câmara Municipal de Almada, no encerramento deste encontro, promovido pela autarquia, no âmbito do Plano Municipal de Promoção do Sucesso Educativo + Leitura + Sucesso, em colaboração com a Comunidade Educativa do Concelho.

leitura mais sucesso 

02/12/2019