11.º Encontro Nacional das Unidades de Saúde Familiar
Saúde
Nos dias 29 e 30 de novembro, o Instituto de Ensino Superior Egas Moniz, na Caparica, acolhe o 11.º Encontro Nacional das Unidades de Saúde Familiar «Reinventar o Centro de Saúde – A Rede das Redes». O objetivo é repensar a articulação entre as diferentes Unidades de Saúde do Serviço Nacional de Saúde.
Nesta ocasião foi apresentado o estudo «O Momento Atual da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal». Realizado há uma década pela Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-NA), este estudo faz uma avaliação da satisfação quanto à reforma dos Cuidados de Saúde Primários e os seus vários protagonistas. Foram ainda identificados os principais desafios no domínio das Unidades de Saúde Familiar para os próximos anos.
 
Na sessão de abertura do Encontro Nacional estiveram presentes a ministra da Saúde Marta Temido, o bastonário da Ordem dos Médicos Miguel Guimarães, o presidente da USF-AN Diogo Urjais e a vereadora da Câmara Municipal de Almada Teodolinda Silveira, responsável pela Intervenção Social, que evidenciou o investimento que o município tem vindo a fazer na promoção da saúde e bem-estar, através de protocolos de colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal e com o Hospital Garcia de Orta, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos munícipes.
 
Além da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, a autarquia integra também o Plano Local de Saúde, com o objetivo de melhorar o nível de saúde da população, e desenvolve programas de promoção da atividade física como o Diabetes em Movimento, o Alma Sénior ou o Almada em Forma.
 
A Câmara Municipal de Almada é ainda parceira da Direção-Geral da Saúde no âmbito da Rede de Municípios Embaixadores da Vacinação e do projeto Fast Track Cities – Cidades na via rápida no combate à epidemia VIH/SIDA.
 
Mais informações
 
29/11/2019