FCT NOVA
Comemorações
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) celebra 42 anos. Almada associa-se a esta data, orgulhando-se do percurso de prestígio desta instituição de ensino superior, instalada na Caparica.
A cerimónia oficial do aniversário decorreu dia 13 de novembro, no Grande Auditório deste campus universitário.
 
A FCT NOVA foi criada em 1977, na Caparica, concelho de Almada, ganhou prestígio e tornou-se numa das mais importantes escolas de ciência e tecnologia do País.
 
Hoje conta com 8 mil alunos, 400 docentes e 1000 investigadores, figurando com destaque nos rankings internacionais.
 
Atualmente, a FCT NOVA oferece 94 ciclos de estudo – sete licenciaturas, 11 mestrados integrados, 28 mestrados e 38 doutoramentos.
 
É reconhecida pela sua investigação de excelência, pela qualidade dos seus cursos e pela empregabilidade dos seus diplomados. 
 
Da sua estrutura fazem parte 16 unidades de investigação, 14 das quais com avaliação Excelente ou Muito Bom pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
 
A produção científica emanada permite integrar as principais redes de universidades tecnológicas e participar em consórcios com universidades europeias e dos EUA, designadamente MIT, CMU e Universidade do Texas.
 
Ao longo destes anos, a parceria entre a faculdade e a Câmara Municipal de Almada tem sido uma constante.
 
Projetos como o acordo para a criação do Observatório de Avaliação de Riscos Costeiros e de um Centro de Estudos de Avaliação e Risco Ambiental e Proteção Civil são os mais recentes exemplos desta boa relação.
 
14/11/2019