Reforço da vigilância nas praias
Segurança
Nos dias 5, 6 e 7 de outubro, face à previsão de condições meteorológicas, propícias a uma ida à praia, apesar de forte agitação marítima, a Câmara Municipal de Almada vai reforçar a vigilância das zonas balneares do concelho.

A Câmara Municipal de Almada (CMA), através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), acionou os protocolos no âmbito do projeto Praia Protegida 2018, que visam o reforço da vigilância nas zonas balneares do concelho.
 
A decisão surge devido às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que apontam para a existência condições propícias à frequência das praias nos próximos dias, numa altura em que a época balnear já terminou.
 
Uma vez que o IPMA também prevê um agravamento do estado do mar com agitação marítima forte, nos dias 5, 6 e 7 de outubro, quatro entidades ficarão responsáveis pela vigilância nas praias do concelho:
 
- Da Fonte da Telha à Praia da Bela Vista: Âncora – Associação de Nadadores Salvadores da Fonte da Telha
 
- Da Praia da Bela Vista à Nova Praia: NSRS Atlântico – Associação de Nadadores-Salvadores, Resgate e Salvamento Marítimo
 
- Praias da Frente Urbana da Costa da Caparica: Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cacilhas
 
- Das Praias de São João à Trafaria: Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Trafaria
 
Meios envolvidos
 
Cada entidade irá disponibilizar:
 
- 1 meio móvel de salvamento (viatura 4x4 ou moto 4) equipada com meios de salvamento
 
- 2 nadadores salvadores
 
A entidade coordenadora do dispositivo operacional será a Autoridade Marítima local – Capitania do Porto de Lisboa, através do Instituto de Socorros a Náufragos.
 
A CMA disponibiliza uma rede rádio e respetivos equipamentos de forma a ligar entre si todas as entidades e meios envolvidos.
 
Conselhos aos banhistas
 
- Evitar comportamentos de risco
 
- Atenção redobrada ao estado do mar, sobretudo nas zonas de rebentação
 
- Acatar as indicações dos elementos da Autoridade Marítima local
 
04/10/2018