Festa de Almada 2018
Comemorações
Ao longo dos meses de junho e julho, Almada celebra as festas populares. Um pouco por todo o concelho, as freguesias enchem-se de cor, música, petiscos e muita animação com os tradicionais arraiais. Saiba onde e como pode participar!
Trafaria (Com) Prova – 1 a 3 de junho
A gastronomia, os vinhos e a animação regressam ao Passeio Ribeirinho da Trafaria, entre 1 e 3 de junho, para a terceira edição do Trafaria (Com) Prova. Para provar, há vinhos de todas as regiões do país, com a presença de mais de duas dezenas de produtores nacionais, e petiscos dos restaurantes da Trafaria, herdeiros de tradições e costumes locais.

Quadras Populares – 1 a 23 de junho
A Câmara Municipal de Almada, em parceria com a SCALA – Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada e com o apoio das freguesias, promove mais um Concurso de Quadras Populares de Almada.  Em 2018, as palavras de inclusão obrigatória nas quadras populares a concurso são “Almada” e “Confiança”. As melhores quadras recebem prémios no valor de 450 euros (1.º lugar), 350 euros (2.º lugar) e 250 euros (3.º lugar).
Esta iniciativa, realizada desde 1994, tem como finalidade distinguir as melhores quadras alusivas aos festejos de São João, santo padroeiro de Almada.
 
Festa no Solar – 2 e 9 de junho
Nas Asas do Amor é o tema da Festa no Solar – Saberes, Sabores e Memórias, que, nos dias 2 e 9 de junho, anima este espaço municipal do século XVIII com exposições, música, dança, oficinas para toda a família, jogos e ofícios tradicionais, mas também com produtos gastronómicos e artesanato.
 
Festival Internacional de Almada
No dia 15 de junho, na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, é apresentado o programa do 35.º Festival Internacional de Almada, que, de 4 a 18 de julho, transforma o concelho na capital nacional do teatro.
 
Marchas Populares – 23 e 30 de junho
Na véspera de São João (23 de junho), as marchas populares voltam a desfilar na Av. Aliança Povo MFA, em Cacilhas, e apresentam-se para a grande final, dia 30 de junho, no Complexo Municipal dos Desportos «Cidade de Almada», no Feijó.
 
Festa da Casa da Cerca – 23 de junho
Os 25 anos da Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea são assinalados na 10.ª festa anual deste equipamento municipal, ao longo do dia 23 de junho, com exposições, visitas guiadas, oficinas criativas, música, performances, entre muitas surpresas.
 
Costumes e tradições
Também os costumes e tradições são celebrados com o Encontro de Cantares Alentejanos (2 de junho) e o Festival Nacional de Folclore (9 de junho), culminando na procissão de São João, santo padroeiro de Almada (23 e 24 de junho).
 
Comércio tradicional
O comércio tradicional junta-se à festa com mais edição do Concurso de Montras (de 12 a 26 de junho) e com o Almada de Portas Abertas que volta a animar o Mercado Municipal de Almada e a Rua de Olivença (6 de julho) com música, animação de rua, gastronomia e moda.
 
Apoio à seleção nacional
De 14 de junho a 15 de julho, a Câmara Municipal de Almada volta a associar-se à grande festa do Campeonato Mundial de Futebol e vai transmitir, em ecrã gigante, no Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz, os jogos da Seleção Portuguesa, bem como as principais partidas da competição.
 
 

 
28/05/2018