Dia Internacional da Mulher 2018
Comemorações
Almada assinala o Dia da Mulher com conferências, exposições, cinema, desporto e animação no espaço público. Junte-se a esta causa e venha celebrar a Igualdade!
Esta data emblemática é assinalada por uma campanha de comunicação, que pode ser vista nos espaços públicos do concelho, onde são evidenciadas as diferenças que ainda existem no trabalho, na divisão das tarefas, nos lugares de decisão e na investigação.
  
Porque «celebrar esta data associada à luta histórica das mulheres pela igualdade de direitos é celebrar as conquistas, mas também trazer para a atualidade a reflexão sobre a urgência de promover iguais direitos e oportunidades para todas as pessoas», elucida Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada.
  
No dia 8 de março, às 21h30, é inaugurada a exposição «O Prodígio da Experiência», olhar sobre o percurso experimental e multidisciplinar da autora e artista plástica portuguesa Ana Hatherly, na Galeria Municipal de Arte de Almada.
 
Ao longo do dia 8 de março, o Dia da Mulher será também assinalado no Almada Fórum, com registo fotográfico no espaço «Ser Igual,… Neste Dia da Mulher».
 
Conferências «Quotidianos de “Des”Igualdade»
 
Partindo de experiências do dia-a-dia que nos falam de oportunidades, relações de igualdade e desigualdade, caminhos percorridos, conquistas, direitos sociais e desafios, serão realizadas duas conferências: «O papel da Mulher na Produção do Conhecimento Científico», dia 19 de março, a partir das 15 horas, no Auditório Biblioteca da FCT NOVA, na Caparica, com moderação da Professora Elvira Fortunato.
 
«Lutas e Quotidianos de Mulheres» é o tema da conferência dia 22 de março, a partir das 14h30, no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, em Almada.
  
O Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça acolhe o Ciclo de Cinema dedicado ao Dia Internacional da Mulher, com filmes como «Uma mulher fantástica» (21 de março, às 21h30) e «Paula Rego, Histórias & Segredos» (28 de março, às 21h30).
 
Pedalar pela Igualdade
 
No dia 18 de março, às 9 horas, pedala-se pela Igualdade. O ponto de encontro é a Praça São João Baptista, em Almada. Este passeio de bicicleta dará a conhecer alguns dos locais emblemáticos da cidade, com passagem pelo Teatro Municipal Joaquim Benite, Museu da Cidade, Parque da Paz, Cristo Rei, Almada Velha, Paços do Concelho, Mercado Almada e regresso ao local de partida. 
Inscrições Online
 
   
Consulte aqui o programa completo do Dia Internacional da Mulher 2018.
 
08/03/2018