Alexandre Castanheira
Atividade Municipal
A decisão de atribuição do nome deste reconhecido almadense à Escola Básica n.º 2 do Laranjeiro foi aprovada por unanimidade em reunião pública de 20 de dezembro da Câmara Municipal.
A Câmara Municipal de Almada (CMA) pretende atribuir a designação de Escola Básica Alexandre Castanheira à Escola Básica n.º 2 do Laranjeiro, localizada no Terreiro João de Barros.
 
A decisão teve aprovação prévia por parte do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Professor Ruy Luís Gomes, tendo sido aprovada por unanimidade pelo executivo da CMA, em reunião pública de 20 de dezembro.
 
A decisão será agora submetida a despacho do Ministério da Educação.
 
Homenagem a Alexandre Castanheira
 
Esta decisão municipal resulta do reconhecido mérito de Alexandre Castanheira não só enquanto docente, mas também como romancista, ensaísta, poeta, dramaturgo, dirigente associativo e difusor da cultura portuguesa, sempre presente na atividade educativa e cultural de Almada.
 
Alexandre Castanheira nasceu em Almada em 1928 e licenciou-se em Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras de Lisboa e em Literatura Moderna na Universidade de Paris VIII.
 
Resistente antifascista, defensor das causas da liberdade e da paz, esteve preso várias vezes. Viu-se forçado a passar à clandestinidade e a exilar-se em França. Regressou a Portugal após a Revolução do 25 de Abril e continuou ao serviço das causas sindicais, das coletividades e do Poder Local Democrático.
 
Exerceu funções de deputado municipal em Almada e de presidente da Assembleia de Freguesia do Laranjeiro.
 
A CMA atribuiu-lhe, em 1994, a Medalha de Ouro de Mérito Cultural.
 
Em abril de 2004, o Presidente da República, Jorge Sampaio, confere-lhe o grau de Comendador da Ordem da Liberdade.
 
21/12/2017