Cais do Ginjal
Cultura
Junto ao rio, em Almada Velha, o Museu Naval é um importante espaço de memórias, que agora vai ser reabilitado.
A intervenção irá decorrer na sequência da aprovação de uma candidatura ao QREN promovida pela autarquia, no âmbito do POLIS XXI (Parcerias para a Regeneração Urbana - Frentes Ribeirinhas).

A intervenção a desenvolver envolve a avaliação do conjunto de edifícios que compõem o Museu Naval, visando a requalificação deste núcleo e a ampliação do programa do museu, através da preservação do conjunto arquitectónico.

A reabilitação do espaço museológico integra a adaptação do antigo Vestiário dos Trabalhadores da Companhia portuguesa de Pescas para Auditório, a fixação em espaço próprio de uma Sala de Exposição Permanente e a instalação de um conjunto de outras áreas e serviços complementares ao funcionamento deste equipamento.
 
Zona de excelência
Esta é uma área de excelência do concelho, com um contacto privilegiado com o rio. Recorde-se que toda a zona ribeirinha adjacente foi alvo de uma profunda intervenção da Câmara Municipal de Almada, tendo sido requalificada a Fonte da Pipa, criado o Jardim do Rio e construído o Elevador Panorâmico da Boca do Vento que, em simultâneo, requalificaram o espaço e criaram novas acessibilidades ao local.
 
Sobre o Museu Naval
O Museu Naval tem em funcionamento, e aberta ao público, uma sala de exposições temporárias, onde está patente a exposição Almada e o Tejo: Ponto de Partida, Porto de Chegada (antigo Armazém Alfandegado), um Centro de Documentação e Informação (no antigo Armazém de Secagem de Madeiras), as reservas, pré-reservas e Apoio Administrativo (no antigo Refeitório). Encontra-se também, nestas instalações, a nível temporário, o Museu de Arqueologia e História (antigo Vestiário dos Trabalhadores da CPP).
 
Polis XXI
Almada viu aprovada a sua candidatura ao Polis XXI - Parcerias para Regeneração Urbana em virtude da sua capacidade de investimento, já que a comparticipação comunitária atinge cerca de 50% do total das verbas a despender.

Para a revitalização de Almada Velha - Ginjal foi aprovado um pacote de medidas que pretendem dar uma nova vida a esta zona da cidade. Assim, entre as acções previstas destaca-se a requalificação da Rua Cândido dos Reis (Cacilhas), o tratamento do passeio ribeirinho de Cacilhas ao Olho de Boi, a animação do passeio ribeirinho com artes de rua e outras performances, o apoio à prática de actividade náutica e a consolidação da escarpa ribeirinha.
07/01/2010