Ciclovia Trafaria - Costa da Caparica
Ambiente
Os Peste & Sida inspiraram-se na ciclovia que liga o Cais Fluvial da Trafaria às praias da Costa para fazer uma nova versão do “Sol da Caparica”, desta vez a 2 rodas, cujo lançamento acontecerá na Semana Europeia da Mobilidade, no dia da inuaguração da ciclovia Trafaria - Costa da Caparica.
A convite da AGENEAL e da Câmara Municipal de Almada, os Peste & Sida inspiraram-se para fazer uma nova versão do “Sol da Caparica”.
 
No vigésimo aniversário da gravação do mítico “Sol da Caparica”, os Peste & Sida deixam para trás o descapotável para se lançarem de bicicleta em nova vaga para chegar às praias de Almada. A lenta Ponte 25 de Abril dá lugar ao barco da Transtejo e o saturado IC20 é substituído pelo percurso ciclável que liga o Cais Fluvial da Transtejo às praias da Caparica.

A 17 de Setembro de 2009, no Dia da Bicicleta da Semana Europeia da Mobilidade, será inaugurado o percurso ciclável Trafaria-Costa da Caparica e, no mesmo dia, é então lançada a música “Sol da Caparica, a 2 rodas”. A partir desta data é só ir a www.m-almada.pt/ambiente  ou www.ageneal.pt  e descarregar gratuitamente a nova versão.

Percurso Trafaria - Costa da Caparica
Ao longo dos 5 km de extensão deste percurso, é possível chegar  de bicicleta ao Centro Lazer S. João Caparica, ao INATEL, ao Jardim Urbano da Costa da Caparica, ao Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica e a diversas escolas, assim como à frente de praias.
A implantação deste percurso ciclável torna também possível a ligação de Lisboa às praias da Caparica de forma ambientalmente e energeticamente eficiente, proporcionando aos habitantes da margem norte uma alternativa às longas filas de trânsito da Ponte 25 de Abril, mais saudável, relaxada e adequada a quem procura momentos de lazer. Também os residentes que se deslocam no dia-a-dia entre as duas freguesias e para a margem norte, beneficiarão desta infra-estrutura que lhes possibilita aceder à capital usando modos de transporte saudáveis e energeticamente eficientes.

O percurso ciclável Trafaria-Costa da Caparica integra a Rede Ciclável de Almada, que inclui 223 km subdivididos por 44 eixos cicláveis.
 
 A concretização desta rede, visa dotar o Concelho de Almada de condições óptimas de ciclabilidade e promover o uso da bicicleta numa perspectiva quotidiana e de lazer. O objectivo é que 5% das viagens realizadas em Almada sejam feitas de bicicleta. Este será um contributo importante para alcançar os compromissos assumidos por Almada e por Portugal para a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
27/08/2009