Imagem de Telma Monteiro
Desporto
A judoca almadense alcançou a vitória na Taça do Mundo de Judo feminino, categoria -57Kg. A competição teve lugar no fim-de-semana de 6 e 7 de Junho no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”.
"Estou muito contente. Foi uma vitória muito especial por ter sido em casa", afirmou Telma Monteiro, momentos após ter-se sagrado vencedora da Taça do Mundo de Judo feminino, na categoria de -57 Kg.
No percurso até à medalha de ouro, a judoca almadense começou por derrotar a francesa Gabrielle Deflorenne e a chinesa Hui Wang, ambas por ippon, acedendo às meias-finais, onde bateu a espanhola Concepcion Bellorin, também por ippon. Na final, Telma Monteiro derrotou a holandesa Michelle Diemeere, por yuko.
A Taça do Mundo de Judo feminino foi organizada pela Federação Portuguesa de Judo em parceria com a União Europeia de Judo e contou com o apoio da Câmara Municipal de Almada.
 
Judocas portuguesas arrecadaram quatro medalhas
Para além da medalha de ouro de Telma Monteiro (categoria -57Kg), mais três judocas portuguesas obtiveram excelentes resultados na Taça do Mundo de Judo feminino, disputada no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”. Joana Ramos (-52 Kg), Yahima Ramirez (+78 Kg) conquistaram igualmente medalhas de ouro nas respectivas categorias. Leandra Freitas (-48 Kg) conseguiu a medalha de bronze.
 
Um ano em grande para Telma Monteiro
Após os Jogos Olímpicos de Pequim2008, Telma Monteiro ascendeu à categoria -57 kg e já conquistou as medalhas de ouro na Taça do Mundo de Sófia, no Grande Prémio de Hamburgo e no Europeu de Tbilissi. Obteve ainda um 5º lugar no Grand Slam de Paris e um 3º em Moscovo. A actual líder do ranking mundial irá agora continuar a preparar-se para o Mundial, entre 26 a 30 de Agosto, em Roterdão, na Holanda.
  
Fotografia

José António Fernandes
08/06/2009