Plano Municipal de Emergência->
O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Almada foi aprovado pela Comissão Nacional de Proteção Civil no dia 9 de janeiro de 2002.
  
Compete à Comissão Municipal de Proteção Civil acionar a elaboração do plano, sendo a responsabilidade de elaboração do Plano Municipal de Emergência da Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil.

O Serviço Municipal de Proteção Civil terminou a revisão integral do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, de acordo com a Resolução n.º 30/2015, de 7 de maio, da Comissão Nacional de Proteção Civil - Diretiva relativa aos Critérios e Normas Técnicas para a elaboração e operacionalização de Planos de Emergência de Proteção Civil.

A Comissão Municipal de Proteção Civil aprovou o parecer prévio obrigatório na sua reunião de 19 de janeiro de 2016, e remeteu o plano à Autoridade Nacional de Proteção Civil, com vista à emissão de parecer. Posteriormente será remetido à Comissão Nacional de Proteção Civil, para aprovação.