Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Educativo->

Plano Combate Insucesso Educativo cabeçalho

 

Ficha da Operação: 500051054 - MUNICÍPIO DE ALMADA

Candidatura: LISBOA-07-5266-FSE-000055
 
Título da Operação:
 Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar

Tipologia: Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar

Região: Área Metropolitana de Lisboa

Data de Início:
 07-12-2017

Data de Fim: 31-05-2020

Concurso: LISBOA-66-2016-22

Estado da Operação: Em Execução

Organismo Intermédio: ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA
 
Custo total elegível: 966.802,00 EUR
 
Apoio financeiro da União Europeia:
FSE – 483.401,00 EUR
 
Esta Candidatura apresenta 15 atividades, subdividida em 33 ações com o objetivo de reduzir a taxa de alunos com níveis negativos e a taxa de retenção e desistência, através de:

a. Concursos Escolares;

b. Ações de Intercâmbio de Experiências;

c. Ações de envolvimento e de formação parental;

d. Iniciativas que promovem a aproximação dos alunos às suas comunidades;

e. Ações que promovam o conhecimento cientifico, tecnológico, cultural, artístico e empreendedor;

f. Outras iniciativas de promoção do conhecimento e saber.

Adicionalmente, insere-se no Plano Municipal de Promoção do Sucesso Educativo e visa o apoio, o desenvolvimento e a consolidação da literacia como competência relevante para uma escolarização bem-sucedida. Considerando o papel desempenhado pelos diversos agentes educativos, nos diferentes níveis de ensino e contextos de aprendizagem, o projeto Mais Leitura, Mais Sucesso integra um conjunto de atividades dirigidas a crianças e adultos, pessoal docente e não docente, alunos e famílias.

A sua operacionalização compreende um conjunto de ações de formação dirigidas a pessoal docente e não docente, técnicos municipais, monitores, no sentido de recolher os seus contributos e apoiar as suas práticas ao nível do desenvolvimento das literacias e do envolvimento parental.

Especificamente traduz mais do que uma ambição, o caminho que juntos construímos em beneficio da nossa comunidade educativa, dos nossos alunos, das nossas crianças e jovens, para que possam dispor de uma verdadeira Educação Inclusiva. Este projeto visa a promoção de hábitos de leitura e escrita, associados ao desenvolvimento e consolidação da competência literacia, de forma transversal e integrada, assim como a avaliação e monitorização dos resultados escolares, comparando a sua progressão em contextos socioculturais semelhantes e a eficácia das práticas pedagógicas.