Solar dos Zagallos->

Solar dos Zagallos - Fachada


Uma visita ao Solar dos Zagallos revela-se uma viagem no tempo, a partir dos recantos desta acolhedora casa apalaçada do século XVIII, recuperada pela Câmara Municipal e transformada em Centro Cultural vocacionado para as culturas locais. 

Principal edifício da freguesia da Sobreda, o Solar dos Zagallos convida a conhecer o seus românticos jardins, as três capelas e os vários espaços da casa mandada construir pela família Zagallo, que chegou a esta região no reinado de D. João II.

Na altura, a Sobreda era das terras «fidalgas» da Caparica. 

Para receber o rei D. João VI foram construídos os dois salões nobres que distinguem este palácio. Espaços abertos aos visitantes  e palco de agradáveis concertos de música clássica.

Os estuques, os azulejos e os frescos valem, só por si, uma visita demorada. 

O  Solar dos Zagallos é um espaço de memória dinâmico, pólo que pretende preservar a identidade local através de uma regular actividade cultural, onde se destacam as exposições, os concertos, os recitais e as iniciativas para os mais novos.

Solar dos Zagallos - Animação

As Festas da Cidade incluem em Junho uma grande festa das

culturas locais no Solar dos Zagallos.

Um dia no Solar dos Zagallos é uma excelente oportunidade para fugir ao bulício da vida citadina, aproveitando a calma que se vive nesta quinta, a poucos minutos da via rápida que segue para a Costa da Caparica.