Cronologia da Residência Artística - Ópera Soror Mariana Alcoforado->


Audições para o Coro da Ópera Soror Mariana Alcoforado
Conceção e produção da Ópera Soror Mariana Alcoforado no Convento dos Capuchos, Caparica

2014
A Produtora Musicamera convida a Câmara Municipal de Almada para integrar o Festival “Os sons do [com] texto”. Projeto que pretende vir a submeter ao programa “Creative Europe - European Cooperation Project”.
  
2015
Considerado o atraso na candidatura da Musicamera ao programa “Creative Europe - European Cooperation Project” mas, reconhecendo a disponibilidade da Câmara e as potencialidades do Festival “Os sons do [com] texto” no âmbito da programação do Convento dos Capuchos, a produtora Musicamera é convidada a realizar duas ações que tinham sido expressas no referido Festival - a adaptação do Ciclo de Musica no Convento para um programa de Jornadas de Musica no Convento, - a conceção e produção executiva de uma ópera sobre a relação epistolar estabelecida entre a freira Mariana Alcoforado e o soldado francês durante as guerras da restauração.
 
2016
Realização da VI edição do Ciclo de Concertos do Convento dos Capuchos, em formato jornadas de música. Nestas Jornadas de Música o Convento dos Capuchos acolhe a ópera “A Serva Padrona” como co-produção com a produtora Musicamera que além desta ópera apresentou ainda mais 10 concertos de música de câmara assumindo-se estes espetáculos como a apresentação da edição zero do Festival. “Os sons do [com] texto.
 
Ainda como programa integrado nesta proposta de Festival “Os sons do [com] texto” é acordado com a produtora Musicamera a conceção e apresentação em estreia absoluta no Convento dos Capuchos e a Ópera “Soror Mariana Alcoforado” como projeto de Residência Artística no Convento dos Capuchos a decorrer durante o ano letivo de 2016/17.
  
21 out.2016
São convidados para o programa de residência artística do Convento dos Capuchos:
 
- Estudantes do ensino artístico - design, música e dança – na co-criação da cenografia, figurinos e adereços da produção operática e integração no corpo artístico dos espetáculos (como coralistas, performers, músicos, ombreando com os profissionais).
 
- Estudantes da área do vídeo e da fotografia poderiam, paralelamente, desenvolver um trabalho documental de fundo sobre as diversas fases de preparação da ópera (workshops, ensaios) e fixação em suporte vídeo e fotográfico dos espetáculos a realizar.
 
28 nov.2016
1ª Reunião com o grupo de trabalho composto por produtora Musicamera, Departamentos de Educação e Cultura da Câmara e com as Escolas que responderam ao desafio lançado a 21 out. a saber: - Agrupamento de Escolas Francisco Simões com a intervenção do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, o Agrupamento Escolas Ruy Luis Gomes, com os alunos do curso Profissional de Fotografia e da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, com os cursos Profissional de Técnico e o de Organização Eventos e do Agrupamento de Escolas António Gedeão com o departamento de expressões.
 
- Ordem de trabalho: - Apresentar do tema, - dos objetivos, - da Metodologia, - do Cronograma de Gestão do projeto alicerçando na participação ativa da Comunidade Escolar e de indivíduos ou grupos organizados da comunidade almadense,
 
13 dez.2016
2.ª Reunião do grupo de trabalho sobre a produção da ópera Soror Mariana Alcoforado.
 
Ordem de Trabalho: - Apresentação do projeto “Ópera Soror Mariana de Alcoforado no Convento dos Capuchos 2017”: - Fixar um cronograma realista e detalhado. - Fixar orçamento e forma de pagamento. - Fixar tarefas e responsáveis, apresentação da Metodologia de Comunicação.
 
5 jan. 2017
3.ª Reunião do grupo de trabalho sobre a produção da ópera Soror Maria Alcoforado.
Ordem de trabalho - Reapreciação das competências atribuídas na reunião de 13 de dezembro. - Apresentação do libreto. - Apresentação da composição musical. - Análise do processo de comunicação
 
21 jan.2017 - 16h.
-Primeira audição para a seleção do grupo coral da Ópera Soror Mariana Alcoforado, no Convento dos Capuchos.
11 fev.2017 10h30 – 17h
Primeira Oficina de expressão dramática e vocal dirigida por Brian MacKay; Aldara Bizarro e F.P. Oliveira. Duração 8 horas de trabalho.
 
Segunda audição para constituição do grupo coral da Ópera Soror Mariana Alcoforado, no Convento dos Capuchos.
 
23 fev.2017
4.ª Reunião de trabalho com os representantes das escolas envolvidas na Residência Artística.
 
- Ordem de trabalho: - Definição do programa para a Galeria da Residência Artística do Convento 2017; - Redefinir os circuitos de comunicação entre os parceiros da residência Artística, - Definir mecanismos de difusão/divulgação desta residência.
 
19 mar.2017 10h-20h
- Visita guiada pela libertista e produtora da ópera ao Convento da Conceição de Beja. Local da ação que será representado com a “Ópera Soror Mariana Alcoforado” no Convento dos Capuchos.
 
11 mar.2017 14h-19h
- Segunda Oficina de expressão dramática e vocal dirigida por Brian MacKay e F.P. Oliveira - 5 horas de trabalho.
 
18 mar.2017 16h.
- Audição para a seleção dos colaboradores nas tarefas de apoio à figurista: - seleção e construção do guarda-roupa da Ópera Soror Mariana Alcoforado, no Convento dos Capuchos.
 
- Terceira Oficina de expressão dramática e vocal dirigida por Brian MacKay; Aldara Bizarro e F.P. Oliveira, cinco horas de trabalho.
 
9 abr.2017 14h – 19h
- Quarta Oficina de expressão dramática e vocal dirigida por Brian MacKay; Aldara Bizarro e F.P. Oliveira, cinco horas de trabalho.
 
22 abr.2017 14h-19h
- Quinta Oficina de expressão dramática e vocal dirigida por Brian MacKay; Aldara Bizarro e F.P. Oliveira, cinco horas de trabalho.
 
6 maio 2017 14h – 19h
- Sexta Oficina de expressão dramática e vocal dirigida por Brian MacKay e F.P. Oliveira, cinco horas de trabalho.
 
7 maio 2017 14h – 19h
- Sétima Oficina de expressão dramática e vocal dirigida por Brian MacKay; Aldara Bizarro e F.P. Oliveira, cinco horas de trabalho.
 
20 maio 2017 14h – 19h
- Oitava Oficina de expressão dramática e vocal dirigida por Brian MacKay e F.P. Oliveira, cinco horas de trabalho, com a participação do elenco de cantores profissionais da “ópera Soror Mariana Alcoforado”
 
21 maio 2017 14h – 19h
- Nona Oficina de expressão dramática e vocal dirigida por Brian MacKay e F.P. Oliveira, cinco horas de trabalho, com a participação do elenco de cantores profissionais da “ópera Soror Mariana Alcoforado”.
 
27 maio 2017 14h – 19h
- Décima Oficina de expressão dramática e vocal dirigida por Brian MacKay e F.P. Oliveira, cinco horas de trabalho.
 
28 maio 2017 14h – 19h
- Décima primeira Oficina de expressão dramática e vocal dirigida por Brian MacKay e F.P. Oliveira, cinco horas de trabalho.
 
3 junho 2017 14h – 19h
- Décima segunda Oficina de expressão dramática e vocal dirigida por Brian MacKay, ; Aldara Bizarro e F.P. Oliveira, cinco horas de trabalho.
 
9 junho 2017 14h – 17h e das 19h – 23h
- Primeiro ensaio para apresentação pública da ópera Soror Mariana Alcoforado no Convento dos Capuchos. Duração do ensaio em palco sete horas.
 
10 junho 2017 14h -17h
- Segundo ensaio para apresentação pública da ópera Soror Mariana Alcoforado no Convento dos Capuchos. Duração do ensaio em palco três horas.
 
11 junho 2017 14h – 19h
- Terceiro ensaio para apresentação pública da ópera Soror Mariana Alcoforado no Convento dos Capuchos. Duração do ensaio em palco três horas.
 
12 junho 2017 14h – 17h e das 19h – 23h
- Quarto ensaio para apresentação pública da ópera Soror Mariana Alcoforado no Convento dos Capuchos. Duração do ensaio, em palco, sete horas.
 
13 junho 2017 14h – 17h e das 19h – 23h
- Quinto ensaio para apresentação pública da ópera Soror Mariana Alcoforado no Convento dos Capuchos. Duração do ensaio, em palco, sete horas.
  
14 junho 14h – 17h e das 19h – 23h
- Sexto ensaio para apresentação pública da ópera Soror Mariana Alcoforado no Convento dos Capuchos. Duração do ensaio, em palco, sete horas.
 
15 junho 2017 19h – 23h
- Ensaio Geral para apresentação pública da ópera Soror Mariana Alcoforado no Convento dos Capuchos. Duração do ensaio, em palco, quatro horas.
 
16 junho 2017 – 21h30
- Ensaio Geral, aberto ao público
 
17 junho 2017 – 21h30
- Espetáculo “Opera Soror Mariana Alcoforado” no Convento dos Capuchos
 
18 junho 2017 – 21h30
- Espetáculo Ópera “Soror Mariana Alcoforado” no Convento dos Capuchos