EMAS - Sistema de Ecogestão e Auditoria Ambiental->
EMAS - logotipo

A Câmara Municipal de Almada e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada têm em curso um processo de certificação ambiental, com duração de três anos, através do Sistema de Ecogestão e Auditoria Ambiental – EMAS (Eco-Management & Audit Scheme). 

Trata-se de um projecto pioneiro a nível nacional, cujos objectivos são avaliar o desempenho ambiental dos diversos serviços municipais e adoptar medidas para reduzir os impactos das actividades municipais no Planeta. 

Devido ao cariz inovador do projecto, a autarquia apoiou-se em parceiros experientes: a cidade inglesa de Leicester, o primeiro município britânico certificado pelo EMAS, e a unidade industrial de produção de pasta de papel CELBI, o primeiro registo EMAS em Portugal.

Este projecto insere-se no âmbito da dinamização da Agenda Local 21 e está a ser co-financiado pelo programa LIFE Ambiente da Comissão Europeia.

A Câmara Municipal de Almada decidiu, no quadro das suas competências e atribuições, assumir como prioritária uma das vertentes da Agenda 21, que preconiza a melhoria do comportamento ambiental das instituições, em particular das autarquias locais.


Saber mais sobre o projecto: