Plano Estratégico do Programa Polis da Costa da Caparica - Enquadramento->


Plano Estratégico do Programa Polis da Costa da Caparica - Enquadramento
O Polis da Costa da Caparica é um programa de requalificação urbana e a valorização ambiental desta freguesia do concelho de Almada, que abrange uma área total de 650 hectares.

É fruto de vários anos de insistência e propostas das autarquias locais - Câmara, Assembleia Municipal e juntas de freguesia - junto da administração central para a criação um plano qualificador da Costa da Caparica, com efeitos a nível regional e nacional.
  
Tem como base um plano estratégico, contratualizado entre o Município e o Governo em julho de 2001, apresentando um investimento de 215 milhões de euros.

O Polis está dividido em sete planos de pormenor, estando cinco ratificados pelo Governo (dois dos quais já executados) e dois em elaboração. A sua elaboração é seguida por uma Comissão Local de Acompanhamento, com 36 representantes das mais diversas entidades locais.

As primeiras obras iniciaram-se em 2006, com a construção do Jardim Urbano, inaugurado no dia 1 de junho de 2008. Também a frente de praias urbanas já foi alvo de intervenção.

Plano Estratégico do Programa Polis da Costa da Caparica - Enquadramento
Entre outras ações, o Polis já se traduziu na remodelação do atual paredão, na requalificação do espaço público na frente de praias e na criação de novas áreas de lazer.

No âmbito da intervenção foram construídos novos apoios de praia e instalações de apoio à pesca, o prolongamento da Avenida General Humberto Delgado e a construção de estacionamento.
 
O programa contempla ainda a construção de novos parques de campismo, novo mercado municipal, reestruturação do Bairro do Campo da Bola, criação de mais espaço para os peões e relocalização do traçado do comboio de praia - Transpraia.
  
A gestão do Polis esteve, até final de 2013, a cargo da Sociedade Costapolis, assumindo o Estado 60 por cento do Capital Social e o Município 40 por cento. E a operacionalidade do programa esteve a cargo da ParqueExpo.