Presidente - Currículo->
Presidente Maria Emília Neto de Sousa

Maria Emília Neto de Sousa nasceu no dia 14 de novembro de 1944, em São Bartolomeu de Messines, distrito de Faro.

Inicia o seu percurso autárquico em 1979, tendo sido eleita Presidente da Junta de Freguesia de Almada, mandato que exerce até 1983.Em 1983 é eleita Vereadora na Câmara Municipal de Almada, assumindo funções como responsável pelo Pelouro da Salubridade, Espaços Verdes, Saúde e Ação Social.

Em 1986 é eleita para novo mandato como Vereadora na Câmara Municipal de Almada, assumindo funções como responsável pelo pelouro do Planeamento e Administração Urbanística.

Em 6 de novembro de 1987 assume a Presidência da Câmara Municipal de Almada.
 
Em dezembro de 1989 é eleita Presidente da Câmara Municipal de Almada, com maioria relativa, e assume a Administração Geral e Finanças e o Plano Diretor Municipal.
 
Em dezembro de 1993 é eleita, com maioria absoluta, para novo mandato como Presidente da Câmara Municipal. 
 
Em dezembro de 1997, em dezembro de 2001 e em outubro de 2005 é sucessivamente reeleita, com maioria absoluta, para o terceiro, quarto e quinto mandatos como Presidente da Câmara Municipal de Almada.
 
Em Outubro de 2009 é eleita para o 6º mandato enquanto Presidente da Câmara Municipal de Almada, até Outubro de 2013.
 
Maria Emília Neto de Sousa assumiu os cargos de Presidente do Conselho de Administração das Agências de Desenvolvimento Local Arribatejo e Nova Almada Velha, e da Agência Municipal de Energia - AGENEAL.
 
Foi Presidente do Conselho Municipal de Segurança dos Cidadãos, do Conselho Local de Ação Social  e do Conselho Municipal de Educação.
 
Foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Madan Parque - Parque de Ciência e Tecnologia Almada/Setúbal.
 
Foi membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.



Distinções

Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro - Atribuída  em 25 de janeiro de 1998 pela Liga dos Bombeiros Portugueses, por relevantes atos de solidariedade para com as associações de Bombeiros Voluntários do Concelho de Almada e do país

Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique - Agraciamento atribuído em 6 de março de 1998 pelo Presidente da República, Grão Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas.

Crachá de Ouro - Atribuído em 16 de janeiro de 2005 pela Liga dos Bombeiros Portugueses, por relevantes serviços prestados à nobre causa dos Bombeiros Portugueses.

Ordem de Mérito Docente e Cultural «Gabriela Mistral» Grau Gran Comendador - Condecoração atribuída em 2 de março de 2005 pelo Governo da República do Chile - Ministério de Educacion.

Colar de Serviços Distintos – É a mais alta condecoração da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cacilhas (AHBVC). Decisão tomada por unanimidade e aclamação na Assembleia Geral realizada em 30 de novembro de 2012, por atos e serviços de excecional relevância para a causa dos Bombeiros em geral e para a AHBVC em particular.