Plano de Pormenor dos Novos Parques de Campismo - PP7 - Polis - Enquadramento->


Polis Costa da Caparica - PP5 - Praias de Transição - Enquadramento
Único plano de pormenor (PP) localizado na Charneca de Caparica, o PP dos Novos Parques de Campismo insere-se no Pinhal do Inglês e destina-se à construção de três Parques de Campismo e respetivos equipamentos, vias de acesso, estacionamentos e à manutenção de zonas-tampão arborizadas aproveitando a vegetação existente e/ou melhorando-a com recursos a espécies autóctones e tradicionais da paisagem vegetal local.

Da autoria do Consórcio Biodesign – Arquitetura Paisagista, Planeamento e Consultoria Ambiental Lda / Diâmetro – Gabinete de Estudos e Projetos Lda, o plano encontra-se ratificado pelo Governo.

A área do plano a ocupar pelos Parques de Campismo destina-se à instalação de Tendas de Campismo, Caravanas, demais material e equipamento necessário à prática de campismo e respetivas áreas de Equipamentos de Apoio e Serviços, Balneários, Comércio, Armazéns e Oficinas, podendo ainda admitir-se instalações de caráter complementar destinadas a alojamento.

O plano estabelece a salvaguarda da área próxima à Mata dos Medos, criando uma zona de tampão, assim como a construção de parques de estacionamento arborizados, comuns e fora dos parques de campismo. Prevê-se igualmente a construção de alamedas de ligação aos parques, uma ciclovia e um percurso pedonal, que percorre toda a extensão do prolongamento da estrada regional entre as duas rotundas extremas aos parques.

Objetivos
 
- Construção de 3 Parques de Campismo e respetivos equipamentos;

- Salvaguarda da vegetação existente.