Plano de Pormenor das Praias de Transição - PP5 - Polis - Enquadramento->


Polis Costa da Caparica - PP5 - Praias de Transição - Enquadramento


Da autoria do atelier Paulo Providência, Arquitetos Associados, Lda., o Plano de Pormenor das Praias de Transição abrange a frente atlântica ocupada pelos Parques de Campismo situados a sul da Costa da Caparica.
 
Este Plano de Pormenor foi aprovado pela Assembleia Municipal de Almada na sua Sessão Extraordinária de 4 de fevereiro de 2011. O mesmo encontra-se publicado no Diário da República, nº45, 2ª Série, de 4 de março de 2011.
 
O plano prevê a renaturalização desta zona, através da reconstrução do sistema dunar, a relocalização da linha do Transpraia mais para o interior e a manutenção de acessos pedonais paralelos à estrada florestal.
 
Segundo o plano serão construídas três bolsas de estacionamento aliadas a três equipamentos turísticos (hoteleiros). Prevê-se igualmente a construção de um complexo desportivo onde vai funcionar o Grupo Desportivo Os Pescadores da Costa da Caparica”.

Objetivos
 
- Remate Urbano de transição entre a área urbana consolidada da Costa da Caparica, a Norte, com a frente de praias, a Sul, e requalificação ambiental e paisagística através da:
 
- Recuperação do sistema dunar;
 
- Construção de acessos pedonais sobrelevados;
 
- Demolição e relocalização de apoios de praia;
 
- Construção de áreas de lazer equipadas, e construção de um novo complexo desportivo;
 
- Construção de estacionamentos de apoio;
 
- Promoção de equipamentos hoteleiros de apoio;
 
- Criação de espaços públicos;
 
- Construção de vala técnica;
 
- Interface de transportes públicos.