Plano de Pormenor do Jardim Urbano - PP2 - Polis - Enquadramento->


Programa Polis da Costa da Caparica  - Plano de Pormenor 2 - Jardim Urbano
Foi o primeiro Plano de Pormenor do Polis a passar às fases de projeto e de obra.

A sua construção iniciou-se em setembro de 2006 e foi inaugurado a 1 de junho de 2008, pelo ministro do ambiente e pela presidente da Câmara de Almada.
  
O novo Jardim Urbano é um espaço de lazer único na Costa de Caparica, bastante frequentado por crianças, jovens e adultos.
 
O Plano
 
Da autoria da Global, Arquitetura Paisagista Lda, o plano de pormenor do Jardim Urbano abrange uma área de 14,5 hectares, correspondendo à Mata de Santo António.
 
O plano prevê, entre outras intervenções, a construção de dois parques infantis, um parque juvenil, uma clareira relvada para desporto livre, um parque de merendas e a relocalização dos campos polidesportivos.
 
Nesta área construíram-se novos edifícios de apoio à restauração e desporto, assim como um Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.
 
No novo Jardim Urbano prevê-se a construção de uma banda de edifícios de habitação social, destinados a albergar famílias no âmbito do Programa PER – Programa Especial de Realojamento.
 
A recuperação da vegetação existente, através de operações de limpeza, de plantações e de incentivo à regeneração natural, foi outra das prioridades da intervenção.
 
Os acessos a esta zona serão beneficiados através da requalificação dos percursos pedonais, da construção de uma ciclovia e de lugares de estacionamento