Presidente Joaquim Estêvão Miguel Judas - Currículo->

Presidente Joaquim Judas


Joaquim Estêvão Miguel Judas nasceu em Évora a 13 de junho de 1951, residindo em Almada desde 1970.

É médico.

Iniciou a sua atividade política em Évora, no apoio ao Movimento de Oposição Democrática e nas movimentações dos estudantes contra a ditadura fascista.

Simultaneamente com a sua entrada para a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, tomou contacto com a recém-criada União dos Estudantes Comunistas e passou a integrar a sua organização clandestina.

Em 1971 foi eleito para a Direção da Comissão Pró-Associação dos Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Em Outubro de 1972 foi preso com a sua companheira. Mantido em isolamento e torturado foi libertado ao fim de 2 meses por falta de provas. Em Outubro de 1973 voltou a ser preso. Foi novamente mantido em isolamento e torturado.

Em 1993 retomou o curso de Medicina. Entretanto, iniciou no Concelho do Seixal atividade no âmbito do desenvolvimento do Projeto das Cidades Saudáveis, da luta das populações pelo direito à saúde e no acompanhamento dos projetos de intervenção comunitária nos bairros sociais e junto das populações carenciadas, designadamente imigrantes.

Em 2005 e em 2009 foi eleito Presidente da Mesa da Assembleia Municipal do Seixal.

Como médico e especialista em Medicina do Trabalho, para além do trabalho médico que desenvolveu em várias empresas e instituições, designadamente no Arsenal do Alfeite e no Centro Médico da Cooperativa Piedense, tem estado envolvido nas atividades da Associação Nacional de Deficientes Sinistrados do Trabalho em apoio aos trabalhadores vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais.

Foi membro da Direção do Sindicato dos Médicos do Sul e Conselho Nacional da Federação Nacional dos Médicos e representa aquele sindicato na Direção da Confederação Nacional dos Quadros Técnicos e Científicos.
  
É membro da Ordem dos Médicos, da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho.

A 29 de setembro de 2013 foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Almada.