Quinta do Almaraz->

Quinta do Almaraz - Vista aérea

Quinta do Almaraz - Estação arqueológica

"Preservar a memória do Cais do Ginjal, dando-lhe um coração novo". É desta forma que o arquitecto Samuel Torres intencionaliza o trabalho que está a desenvolver para esta zona histórica da cidade, através da elaboração de um plano de pormenor (PP).
 
Este PP resulta de um Estudo de Enquadramento Estratégico (EEE) para a Quinta do Almaraz, um local único do ponto de vista paisagístico e com um elevado valor patrimonial. Debruçado sobre o Mar da Palha e a capital, esta encosta virada a Sul liga as zonas antigas de Almada e Cacilhas.
 
A Câmara Municipal de Almada adjudicou este processo à PPST Arquitectura, que formou uma equipa multidisciplinar, liderada pelo arquitecto Samuel Torres. 
  
A reabilitação desta área de Cacilhas faz parte de uma estratégia mais ampla da autarquia que consiste na requalificação da frente ribeirinha da cidade, promovendo as suas potencialidades turísticas, aumentando o número de ligações entre o rio e a “parte alta” da cidade e a salvaguarda das entidades histórica e social das freguesias abrangidas.


Saber mais sobre o projecto: