Rogério Ribeiro->


Rogério Ribeiro


Rogério Ribeiro nasceu em Estremoz a 31 de Março de 1930.

Licenciado na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, foi sócio fundador da Gravura - Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, local onde desenvolveu uma intensa actividade como gravador. Paralelamente a esta actividade, desenvolve vários trabalhos de cerâmica e tapeçaria.
 
Na década de 60 inicia a sua carreira como docente de artes na Escola de Artes Decorativas António Arroio, passando mais tarde a leccionar na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
 
Fundador da primeira Galeria Municipal de Arte em Almada, Rogério Ribeiro foi também responsável pelo projecto Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, um dos principais pólos culturais do concelho de Almada.
 
Da sua vasta obra destacam-se ilustrações que realizou para publicações de Fernando Namora, Álvaro Cunhal ou Alves Redol, vários painéis de azulejaria exibidos em diversas partes do mundo como por exemplo o painel «Azulejos para Santiago» na estação de metro de Santa Lúcia, em Santiago do Chile, ou ainda o painel para o Arquivo Histórico Municipal de Usuqui no Japão.

O Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, recebeu em 1997 um painel em azulejo da sua autoria, intitulado Mestre Andarilho.
 
A 20 de Junho de 2000, a Câmara Municipal de Almada agraciou Rogério Ribeiro com a Medalha de Ouro da Cidade.