José Martins Vieira->
José Martins Vieira

Intrinsecamente vinculado ao desenvolvimento do Concelho de Almada, José Martins Vieira foi o primeiro Presidente eleito para a Autarquia almadense, acumulando mandatos desde 1977 até 1988.

Antes de se dedicar à carreira autárquica, José Vieira foi um desportista exemplar ao serviço do Clube Desportivo da Cova da Piedade, onde foi capitão de equipa de futebol 11, sagrando-se campeão nacional da terceira divisão em 1971.

Durante a sua presidência na Câmara de Almada iniciou-se o processo de infraestruturação básica através do planeamento urbanístico do concelho, apostou-se na arborização da cidade e na criação do Viveiro Municipal, traçou-se o Plano Interconcelhio do Ordenamento de Circulação Viária e atingiu-se uma cobertura a 100% da recolha e do tratamento final do lixo.

Pela sua dedicação ao povo de Almada, e ainda pela paixão que nutria pelo desporto, a Câmara Municipal atribuiu-lhe a Medalha de Ouro da Cidade em Junho de 1994, baptizando ainda com o seu nome o Estádio Municipal, inaugurado a 10 de Setembro de 2005.