Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz - História e Recuperação->


Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz


Esta área verde no coração de Almada, construída por iniciativa da Câmara Municipal em meados da década de oitenta, com projecto do arquitecto paisagista Sidónio Pardal, representa sobretudo um espaço associado aos conceitos de cultura e lazer.

No âmbito do processo de qualificação urbana da área que hoje inclui o Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz e a Praça da Liberdade, a autarquia iniciou o seu programa de dinamização desta zona, com a construção do Fórum Municipal Romeu Correia, inaugurado em Novembro de 1997.

O novo espaço público que incluiu a construção da Praça da Liberdade, local de espaços comerciais junto à Biblioteca Municipal, e ainda um parque de estacionamento subterrâneo com 800 lugares de estacionamento, encontra-se actualmente dotado de todas as infraestruturas necessárias para se tornar numa das principais áreas de cultura e lazer do concelho de Almada. Este projecto Municipal veio potenciar o Parque Comandante Júlio Ferraz, complementando a sua ampla área verde com espaços comerciais e novas ofertas de cultura.