Heráldica->

Brasão de armas de Almada

O actual brasão de armas de Almada, com cinco torres na sua coroa mural, data de 21 de Junho de 1973 aquando da elevação da vila à categoria de cidade.

Do ponto de vista heráldico, o brasão mantém ao longo dos tempos a representação de um castelo sobre um penhasco, o que denota um realce às condições geográficas favoráveis das terras de Almada, bem como à reconquista do castelo e da vila aos mouros no final do século XII.

Armas - de azul, com um castelo de ouro aberto e iluminado de vermelho, tendo a torre central carregada por uma cruz de Santiago de vermelho e as laterais, carregadas, cada uma, por um escudete de azul em ponta, besantado de prata.

Bandeira do Município de Almada

 O castelo, assente num monte de penhascos de negro, realçados de prata e de verde, cortado por três faixetas ondadas, duas de prata e uma de azul. Coroa mural, de prata, de 5 torres. Listel branco com os dizeres " Cidade de Almada " de negro:

Bandeira - gironada de azul e amarelo, cordões e borlas de ouro e azul. Haste e lança douradas;
 
Selo - circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres " Câmara Municipal de Almada.
 
 
Fonte:  Edital 144/85 de 29 de Novembro; publicado no DR, III série, nº 300, 30 de Dezembro de 1985.
              FLORES, Alexandre M. ; Almada Antiga e Almada Moderna, Roteiro Iconográfico Freguesia de Almada , Almada : Câmara Municipal ; 1985, 249 p.