"La Spinalba" ou o "Velho Doido", em 3 actos, estreou-se no Carnaval de 1739, no Teatro do Paço da Ribeira em Lisboa. Composta por Francisco António de Almeida (1702-1755), é uma ópera cómica com libreto em italiano do compositor - o seu título original é "La Spinalba, ovvero il vecchio matto" - que, segundo o crítico Bernardo Mariano, "segue as regras e a prática da escola napolitana coeva.
A história tem todos os ingredientes dum teatro de situações e nela encontramos arquétipos cómicos que surgem em várias óperas muito conhecidas do reportório: a mulher disfraçada de homem (Spinalba/Florindo): o criado-médico charlatão (Togno), os amantes tolos e ridículos (Ippolito e Leandro), o velho louco (Arsenio), a poção curativa, etc. Junte-se a isto confusões e enganos constantes que se resolvem todos num final feliz.
Ficha Técnica
Personagens e Intérpretes: Spinalba / Ana Quintans, Togno /João Fernandes, Arsénio / Luís Rodrigues, Vespina / Joana Seara, Elisa / Inês Madeira, Ippolito / Fernando Guimarães, Leandro / Mário Alves
Direcção Musical: Marcos Magalhães
Duração: 2h20
Espectáculo para maiores de 12 anos.