Trabalho de Mulher e Criança. José Paula
Exposições
8 de março a 31 de maio 2014
Horário
Segunda a a sexta das 10h às 12h30 e das 14h às 18h. Sábado das 14h às 18h
Local
Galeria Municipal de Arte de Almada
Patente na Galeria Municipal de Arte de Almada, de 8 de março a 31 de maio de 2014, a exposição Trabalho de Mulher e Criança, de José Paula é comemorativa do Dia Internacional da Mulher.
Patente na Galeria Municipal de Arte, de 8 de março a 31 de maio de 2014, a exposição Trabalho de Mulher e Criança, de José Paula, mostra parte do trabalho deste biólogo e professor, cujos registos fotográficos “resultam de oportunidades criadas por mais de 20 anos de atividades de investigação na costa leste Africana, em particular Moçambique. Mostram aspectos do trabalho de mulheres e crianças na diversidade de ambientes da zona costeira de Moçambique e Tanzânia, desde a ilha de Zanzibar ao Estuário do Rovuma, das Quirimbas à Ilha de Inhaca.” [Jornal de Exposição]
 
Com fotografia e textos de José Paula, a exposição conta também com um texto do escritor moçambicano Mia Couto.
 
Este conjunto de fotografias, a cores e preto e branco, divide-se em quatro núcleos fundamentais: mulheres da Inhaca, mulheres da baixa-mar, crianças da plataforma e cultivadoras de algas.
 

Sobre o autor
José Paula é biólogo e Professor Associado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na área da Biologia Marinha. É profissionalmente dedicado ao ensino e investigação da biologia e ecologia marinhas, em especial em ecossistemas costeiros tropicais, e é colaborador permanente da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique, no ensino e investigação. É presentemente membro do Board of Trustees da Western Indian Ocean Marine Science Association. É fotógrafo amador de longa data, com especial interesse na biodiversidade costeira e actividades tradicionais humanas respeitantes ao mar e seus recursos. Pertence ao Grupo do Risco, associação de ilustradores e fotógrafos científicos e de natureza dedicados à exploração e divulgação dos infindáveis fascínios do nosso planeta.
 
   
Apoios
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa | Instituto de Investigação Científica Tropical | Instituto Camões, Maputo | Grupo do Risco
organização
Câmara Municipal de Almada
condições de participação
Entrada livre
Inauguração: 8 de março pelas 18h
informações
Galeria Municipal de Arte de Almada
Av. D. Nuno Álvares Pereira, 74 A
2800 – 177 Almada
Tel.: 212 724 724 (Galeria Municipal de Arte de Almada)
212 724 950 (Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea)
Fax: 212 724 979
E-mail: casadacerca@cma.m-almada.pt