Rota dos Cirios 2007
Festas e Comemorações
30 Setembro
Horário
Consultar horários especificos
Local
Consultar programação
Romaria em homenagem a Nossa Senhora do Cabo.
 Este projecto onde participam cinco freguesias do concelho de Almada pretende recriar a Romaria dos Círios da Nossa Senhora do Cabo, uma efeméride religiosa que durante centenas de anos uniu as populações das terras de Almada.
 
A procissão para veneração da Nossa Senhora do Cabo Espichel remonta ao princípio do século XV e contava com a participação de comunidades populares que para pagamento de promessas comunitárias ou individuais, visitavam o Cabo de quatro em quatro anos. Durante os séculos seguintes, e até à primeira metade do século XX, esta tradição era cumprida com afinco pela população que desta forma não só reforçava a sua fé religiosa, como também teria o mote perfeito para comemorar e aliviar o seu quotidiano de labuta árdua.  
 
Com vista a reanimar e sensibilizar a comunidade para os valores da tradição, património e reforço da identidade, esta iniciativa conta com a participação de cinco juntas de freguesia, (Caparica, Sobreda, Trafaria, Costa de Caparica e Charneca de Caparica) com a parceria integral da Câmara Municipal de Almada e ainda a colaboração de outras associações e colectividades. Os párocos das freguesias participantes, Bombeiros Voluntários e GNR são igualmente outras entidades que vão participar nesta efeméride.
  
Apesar de desviada da rota original, o destino será o Convento dos Capuchos,  a romaria percorre os caminhos mais antigos das freguesias com o intuito de dar um cunho mais ritualizado e demonstrativo desta romagem em honra da Nossa Senhora do Cabo.
 
As decorações e indumentárias utilizadas na procissão são escolhidas e confeccionadas por cada uma das freguesias e serão caracterizadas por um rigor histórico que não dispensará o transporte de círios e de archotes, bem como carroças e viaturas decoradas.
 
Programa
 
Recepção aos Participantes
Algumas actividades na Freguesia
9.00h – Charneca de Caparica
 
Inicio do desfile
10.00h
 
Missa Campal
12.00h – Conventos dos Capuchos
 
Almoço convívio
13.00h
 
Projecção do DVD
15.00h
 
Rancho Folclórico
15.30h
 
Banda Filarmónica
16.00h
 
Fanfarra dos Bombeiros
16.30h
 
Teatro
17.00h
 
Regresso à Freguesias
17.30h
organização
Juntas de Freguesia de Caparica, Sobreda, Trafaria
Costa de Caparica e Charneca de Caparica.
condições de participação
informações